Em mais uma matéria sobre profissões ligadas ao HVAC-R, conversamos desta vez com Irimar Palombo, presidente da Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace (Abrafac) e gerente de operações e serviços no Sesc-SP.
Com 22 anos de atuação na área, esta profissional tem acompanhado a evolução de um campo pouco conhecido pelos técnicos em refrigeração e ar condicionado até certo tempo atrás, mas que tem se imposto pela importância assumida para o sucesso, literalmente, do conjunto da obra.
A seguir, trechos da entrevista:
Quando, como e por que surgiu essa área no Brasil e no mundo?
No mundo, o facility management surge nas décadas de 1960 e 70 – nos EUA e Inglaterra, com os comitês governamentais de manutenção e a evolução do local de trabalho para o que o se conhece hoje. As estações de trabalho com computador apareceram pela primeira vez e a ideia do cubículo de escritório começou a tomar forma. À medida que o escritório continuava a evoluir, a necessidade de alguém para gerir e cuidar dessas novas instalações começou a crescer. Esse novo setor foi formalmente reconhecido e, em 1980, a IFMA (International Facilities Management Association) foi formalmente fundada nos EUA. No Brasil, o tema surge na década de 80 e, em 2004, temos a fundação da Abrafac. Duas décadas depois, a entidade continua sendo a única organização formal brasileira dedicada ao facility management, contando hoje com aproximadamente 1,5 mil associados em todo o País.
Qual o perfil básico do gestor de facilities?
É comum que o profissional da área seja um engenheiro ou administrador, mas existem outras formações também. Profissionais que entendam a importância dos vários escopos inerentes à área de facility management, focados na segurança das pessoas, legislação e detalhamento técnico das diversas áreas que estão sob sua gestão.
Quais demandas ele normalmente atende no seu dia a dia?
As demandas se dividem em hard e soft services. As hard services são compostas pelos serviços de engenharia (operação e manutenção predial, eficiência energética, sistemas prediais, gestão de utilidades etc.). Já os soft services são serviços de conservação como limpeza, vigilância, atendimento e outros. As demandas vão desde serviços de inspeção estrutural e se estendem aos campos da documentação legal, limpeza, agendamento de salas, frotas etc.
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De que forma as áreas de ar condicionado e refrigeração interagem com este contexto?
A área de climatização e refrigeração, como parte da operação e manutenção predial, compõe o escopo de hard services, assim como aquecimento, transporte vertical e geradores, entre outros. A climatização é um dos sistemas prediais que demandam maior investimento na implantação de um edifício, e é um dos maiores consumidores de energia elétrica, grande responsável pelo conforto do usuário e, também, pela segurança (qualidade do ar interno). Sob aspectos técnicos de engenharia, junto com automação predial, é um dos sistemas mais complexos e com muita tecnologia embarcada. Todo FM, abreviação de facility manager, tem uma relação muito próxima com o sistema de ar condicionado e refrigeração, geralmente são responsáveis pela operação e manutenção deste sistema. Oferecer conforto e segurança é parte da missão de qualquer facility manager.
No seu entender, o que está bem e o que ainda deve melhorar em relação a equipamentos e mão de obra nos campos de ar condicionado e refrigeração, para que o segmento seja mais bem visto ainda pelos FM?
Os pontos positivos da área estão ligados à legislação e obrigatoriedades relacionadas a projeto e manutenção. Ou seja: temos uma legislação implantada no Brasil e, em conjunto com exigência do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), foram dados importantes passos no caminho da segurança das pessoas e da conservação dos equipamentos, além da vida útil das instalações. Também temos no Brasil ótimos projetistas e instaladores do setor. Os desafios da área são: 1) Projetistas e instaladores precisam entender de manutenção para que elaborem projetos que permitam a execução dos serviços de operação e manutenção com segurança; 2) Empresas de manutenção devem ter um plano de treinamento obrigatório para técnicos, afinal, são responsáveis pela manutenção de ativos de alto valor financeiro e, responsáveis pelo conforto térmico do maior ativos – as pessoas – muitas vezes, esses profissionais não têm a competência técnica necessária; 3) Regulamentação que garanta a qualidade na atuação das empresas prestadoras de serviços; 4) Apresentação de planejamento anual, físico e financeiro, pela empresa prestadora ao proprietário ou seu representante; pois o gestor de FM que também faz a gestão do uso dos espaços, deve planejar a interdição de espaços e/ou cumprir longos processos de contratação, então deve ter conhecimento e planejar tudo com antecedência; 5) Indo mais fundo conceitualmente, propor indicadores simples de acompanhamento da performance das instalações que evidenciem os bons cuidados com o sistema.
O que é necessário um profissional de ar condicionado e refrigeração fazer ao atuar em um prédio onde haja um profissional de FM?
A dica é conhecer a dor do seu cliente e conseguir ajudá-lo. O primeiro ponto é que o profissional entenda tecnicamente dos equipamentos daquela instalação: são modelos e tecnologias diversas e a excelência técnica é inegociável. Também é fundamental preocupar-se com a estética das instalações, elaborar relatórios e orçamentos claros e bem organizados (vale para o PMOC), pois este técnico ou empresa são os maiores conhecedores dos sistemas e devem usar isso para estabelecer relações de confiança e aprendizado com o FM da instalação. É igualmente necessário que o profissional de refrigeração seja sensível à contribuição do sistema de climatização para a felicidade geral dentro do edifício, seja no bom funcionamento do sistema e na disponibilidade, na segurança da qualidade do ar interno, na contribuição do sistema de climatização para o consumo de energia elétrica e no prolongamento da vida útil dos equipamentos ou seja ainda, no funcionamento silencioso de tudo isso.
E quais dicas poderiam ser dadas ao profissional de ar condicionado e refrigeração que deseja possuir uma empresa ou emprego na sua área?
A dica é fazer todo o trabalho com o foco nas pessoas que utilizam as instalações, e então o caminho do sucesso é inevitável. Cuidar das pessoas é a maior missão do FM e na maior parte do tempo acontece através do cuidado com as instalações físicas. O HVAC-R é um dos sistemas e apenas um dos aspectos sob responsabilidade do gestor de FM. Sendo assim, a empresa que alcançar saber a importância da integração dos escopos na qualidade das entregas do FM e apoiar, sendo parte da solução na vida da equipe de FM, entendeu tudo. Com isso, a boa execução dos serviços certamente será valorizada pelos bons contratantes.