Imagine um expositor frigorífico que interage com o cliente ao informar o valor calórico dos produtos, além de reconhecer gênero e faixa etária e registrar o horário em que um item foi escolhido ou dispensado, fornecendo dados ao varejista.
Essa geladeira comercial já existe e foi desenvolvida pela Equipa PDV. E a Sensormatic Solutions, fornecedora de tecnologias para o varejo, está apresentando a inovação na Apas Show, mostra que acontece até amanhã (9), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com o intuito de enriquecer a jornada do cliente, o aparelho possui uma tela na parte superior que fornece informações personalizadas de cada produto e de acordo com o que o varejista deseja, como interações e dados nutricionais.
- Ar-condicionado pode virar aliado no combate ao aquecimento global
- Vendas de HFO fortalecem expansão da Chemours
- Inventor de tecnologia de autolavagem de ar-condicionado busca investidores
Além disso, a partir de informações fornecidas por sensores inteligentes instalados no aparelho, o varejista pode tomar decisões assertivas e melhorar a performance da loja.
“Uma notificação é enviada ao sistema na nuvem para alertar quais e quantos itens estão faltando e precisam ser repostos, por exemplo. O supermercadista, então, pode melhorar a disposição de produtos”, explica Sérgio Thomé, diretor comercial da Sensormatic.
Segundo o executivo, com a solução, é possível aumentar o volume de vendas, devido à exposição visual, diminuir o número de perdas, repor produtos com facilidade e visualizar rupturas.
Outro destaque é que o aparelho pode ser integrado a um sistema de automação da Sensormatic, que monitora a temperatura do refrigerador.
“Por meio dessa junção, o supermercadista pode realizar o gerenciamento de perda dos produtos, devido ao descongelamento ou em decorrência do congelamento inadequado”, explica.
Com a solução, além de traçar o perfil do consumidor, é possível saber qual o produto mais vendido, qual o principal público da loja, qual o período de maior consumo e melhorar a disposição dos produtos, evitando rupturas.
“O aparelho ajuda o comerciante entender seu negócio e aprimora e facilita a experiência do cliente na loja”, finaliza.