“Minha geladeira gela em cima e não gela embaixo. O que está acontecendo?”. Quem trabalha na área de refrigeração sabe que essa é uma das reclamações mais comuns dos proprietários de refrigeradores domésticos frost free.
Aliás, esse defeito é muito característico desse modelo de refrigerador. Há vários meios para achá-lo e resolvê-lo, mas um componente que pode originar esse problema é o damper.
O damper é uma peça mecânica ou eletrônica responsável por controlar a temperatura do compartimento inferior do refrigerador frost free, ou seja, controla a temperatura positiva para conservação dos alimentos e bebidas.
O funcionamento do damper eletrônico depende diretamente do sensor de temperatura e do módulo de potência, que é uma placa eletrônica já configurada de fábrica.
Leia também
- Válvula de expansão eletrônica facilita trabalho dos refrigeristas
- Tecnologia Inverter chega à refrigeração comercial com força
- Manuseio e utilização de R-600a exigem atualização profissional
Já o damper mecânico não depende de nenhum sinal elétrico ou eletrônico. O principio de funcionamento é similar a um termostato mecânico.
Sua construção é basicamente um bulbo termostático ligado ao capilar, uma haste fixada a uma portinhola e um seletor de temperatura.
O damper é fixado a um duto de PVC, que é instalado na parte inferior do freezer. Esse duto capta o ar do freezer e o desloca para o compartimento inferior graças à força de deslocamento do ventilador que está no freezer.
Quando gela em cima e não gela embaixo, o problema dificilmente será a carga de fluido refrigerante, como muitos pensam. Pois se em cima gela, em tese, não há problemas termodinâmicos.
Mas se o damper não estiver funcionando perfeitamente, o “ar gelado” do freezer não passa para baixo. Portanto, o refrigerador vai gelar em cima e não vai gelar embaixo.
Para testar o damper mecânico, é muito simples: ajuste o seletor de temperatura no mínimo, coloque o bulbo do damper em um recipiente com temperatura negativa (com gelo) e aguarde por cinco minutos.
Se não houver o movimento da haste no sentido de fechamento, o damper está OK, ou seja, sem defeito.
Contudo, se o damper não se movimentar, com certeza está com defeito e deve ser substituído.
Detalhe: se o capilar do bulbo termostático estiver trincado ou quebrado, não haverá o movimento da haste e, portanto, o damper não atuará.
Na videoaula abaixo, explico na prática como funciona esse teste.
* Anderson Oliveira é professor e fundador do canal Intac Treinamentos no YouTube