A GEA Bock lançou uma série de compressores semi-herméticos projetados para operar com as hidrofluolefinas (HFOs) puras R-1234yf e R-1234ze, além das misturas R-455A e R-454C.
A linha LG compreende sete modelos com 25 estágios de capacidade, informa a empresa, ressaltando que seu desenvolvimento é fruto de pesquisas contínuas, incluindo testes internos e externos de longo prazo em várias aplicações.
O gerente de produto da GEA Bock, Dalibor Sandor, lembra que os compressores convencionais não são adequados para uma operação segura e confiável com essa nova geração de fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).
Leia também
- Emerson lança compressores otimizados para HFOs
- Explosões de latas de R-410A põem refrigeristas em perigo
- Oficina paulista começa a trabalhar com HFO
“As engrenagens e vedações, em particular, geralmente perdem sua confiabilidade funcional no longo prazo, devido às exigências desses refrigerantes”, explica.
Isso ocorre porque as HFOs têm uma solubilidade muito maior em óleo, o que leva a uma redução acentuada em sua viscosidade e, consequentemente, aumenta a suscetibilidade a danos nos compressores projetados para operar com hidrofluorcarbonos (HFCs).
Para superar isso, os engenheiros da Bock desenvolveram um projeto especial de engrenagem motriz e incluíram na nova linha materiais de vedação especiais, um sistema de lubrificação para aplicações de bomba de calor e uma proteção do motor como pacote de acessórios.
Comments 1