Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Frigo King, fabricante nacional de equipamentos para transporte de cargas refrigeradas, ampliou seu serviço de assistência técnica a distância.
“Estamos disponibilizando vídeos que ajudam os clientes e técnicos a realizar trocas de componentes, ajustes na operação das máquinas e manutenção em geral”, diz Leonardo Gonçalves, gerente de vendas da indústria, num comunicado distribuído à imprensa.
Segundo o gestor, 20 mil equipamentos fabricados pela empresa estão em operação no Brasil.
Entretanto, o início do período de isolamento social, ação necessária para conter a velocidade de propagação da covid-19, não pegou a área de assistência técnica da Frigo King desprevenida.
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“Sempre tivemos esse perfil de fornecer suporte a distância tanto que faz parte de nossa operação o acesso à assistência técnica por telefone direto da fábrica e com cobertura 24 horas”, explica Gonçalves.
Em coordenação com o atendimento, o departamento de peças de reposição envia qualquer componente ao cliente no menor tempo possível, ressalta a empresa.
A Frigo King dispõe de rede de atendimento com 170 pontos de assistência técnica espalhados pelo Brasil, empregando aproximadamente 350 pessoas.
O isolamento social fez a empresa ampliar suas ações nesse departamento. “No atendimento remoto, sempre buscamos solucionar a questão a distância para agilizar o processo do cliente em retomar sua atividade produtiva”, esclarece Gonçalves, destacando que “a presença física do técnico é o último recurso, porque o objetivo é solucionar remotamente”.
Maio surpreendente
As vendas de 70 máquinas da Frigo King surpreenderam os executivos da companhia no mês passado. “Historicamente, maio é um mês de vendas fracas e esse total superou nossa expectativa”, diz Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da empresa catarinense.
“O resultado está longe de ser bom, mas vai contribuir para reduzir nossas perdas em 2020”, completa. Em maio do ano passado a empresa vendeu 86 produtos.
A explicação para o desempenho imprevisto está no estoque da empresa. “As vendas não realizadas em março e abril mantiveram nosso estoque elevado e, com isso, gerenciamos melhor as vendas no período seguinte e, como resultado, elas foram concretizadas”, explica.
Maio é um dos quatro meses mais fracos do ano para a Frigo King ao lado de abril, junho e julho. Abril, explica o executivo, tem vendas reduzidas causadas pela quantidade de feriados que interrompem os negócios.
“E junho e julho, por serem meses de inverno, são uma época em que os equipamentos de refrigeração instalados nos implementos rodoviários trabalham com menos carga e, portanto, ficam menos sujeitos a quebras e manutenção”, diz.
Para a empresa, se as medidas de resgate da atividade econômica derem certo, o segmento de transporte de alimentos, remédios e demais produtos perecíveis deverá contribuir para reduzir as perdas do setor ainda em 2020. “Esses itens continuam sendo movimentados só que em volumes menores”, salienta.
Já no próximo ano, segundo a Frigo King, a recuperação dos negócios do setor acontecerá primeiro no segmento de transporte de produtos perecíveis. A explicação está na frota circulante de baús frigoríficos: cinco anos.
O executivo lembra que as vendas de maior volume dessa modalidade de equipamento aconteceram na época do juro subsidiado, que inflou artificialmente o mercado.
Em 2021, essa frota completará seis anos e, portanto, a renovação deverá começar. “Nossa expectativa é que a retomada dos negócios de forma mais consistente deverá ser acontecer com os produtos frigoríficos antes dos demais segmentos”, arremata.
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