O fluido refrigerante Opteon XL41 (R-454B), substância à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida pela Chemours, está entre os dez produtos vencedores do prêmio AHR Expo Innovation Awards, concurso anual de inovação promovido pela Feira Internacional de Ar Condicionado, Aquecimento e Refrigeração, evento que começou hoje (6) e prossegue até quarta-feira (8) em Atlanta, Geórgia.
Segundo os organizadores da mostra, os vencedores foram selecionados por um painel de juízes membros da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae), que avaliou os produtos inscritos com base no projeto em geral, criatividade, aplicação do produto ou tecnologia no mundo real e impacto potencial no mercado.
“Estamos entusiasmados em celebrar os vencedores deste ano, bem como em continuar a defender a inovação entre os profissionais do nosso setor”, diz Mark Stevens, gerente de exposição da AHR Expo.
“Nos últimos anos, o AVAC-R conquistou um público mais amplo, fora do leque de negócios do setor. É revigorante perceber a compreensão do valor que nossa indústria traz ao mundo em praticamente todos os aspectos da vida diária. Nesse sentido, nossos expositores são desafiados a inovar e se adaptar continuamente, à medida que o ambiente construído ao nosso redor evolui”, salienta.
De acordo com a Chemours, o Opteon XL41 foi desenvolvido para apoiar a adoção de refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP) em aplicações de ar condicionado residencial e comercial.
Com um GWP de apenas 465 e desempenho semelhante ao do hidrofluorcarbono (HFC) R-410A, “os fabricantes podem fazer a transição rápida para o Opteon XL41 em novos sistemas porque a substância requer um redesenho mínimo das máquinas, o que reduz o tempo de lançamento no mercado e os custos de pesquisa e desenvolvimento”, diz a indústria química americana.
- Rede de supermercados do Nordeste adota R-449A
- Professor de refrigeração coloca câmara frigorífica em uma maleta
- Refrigeristas brasileiros marcam presença na AHR Expo
Segundo o fabricante, o Opteon XL41 pode ser usado em novos equipamentos, incluindo chillers de expansão direta, unidades de janela e condicionadores de ar portáteis, bombas de calor, mini-splits, multi-splits, splits dutados e condicionadores de ar do tipo package.
“Empreiteiros e outras partes interessadas não devem enfrentar nenhuma dificuldade para usar o Opteon XL41, pois ele requer a maioria das melhores práticas e ferramentas que os profissionais de campo usam há anos para trabalhar com o R-410A”, ressalta o gerente de soluções térmicas da multinacional nas Américas, Renato Cesquini.
“O Opteon XL41 é o substituto com GWP mais baixo e com desempenho mais próximo do R-410A em novos sistemas disponíveis comercialmente no mercado hoje”, acrescenta o gerente de marketing da área de fluidos refrigerantes na região, Brandon Marshall.
“Trata-se de um refrigerante que não destrói a camada de ozônio e que oferece uma redução de 77,7% no GWP em relação ao R-410A. Por isso, ele representa uma grande oportunidade para os operadores de equipamentos reduzirem suas potenciais emissões de carbono”, enfatiza.
Segundo o gestor, diversos fabricantes já selecionaram o Opteon XL41 para substituir o R-410A em seus novos equipamentos de ar condicionado, entre os quais Carrier, Johnson Controls, Mitsubishi e Rheem.
“O Opteon XL41 oferece aos fabricantes a capacidade de atingir suas metas de redução de emissões de dióxido de carbono no longo prazo e requer modificações mínimas no projeto dos sistemas, em função de sua temperatura e pressão de operação semelhantes às do R-410A”, reforça Marshall, lembrando que o produto “fornece o equilíbrio ideal entre desempenho, segurança e longevidade para futuras aplicações de ar condicionado”.