Após um processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que durou quase um ano, o Brasil ganha agora um novo aliado na prevenção à covid-19 – o filtro de ar para cabine Mil Protect, primeiro produto nacional do gênero com proteção comprovada de 99,999% de eficácia contra o novo coronavírus.
A inovação, que também elimina bactérias, faz parte do portfólio da Mil, empresa sediada em Araucária (PR) e reconhecida em todo o País como um dos mais sérios fabricantes de máscaras cirúrgicas, filtros médico-hospitalares, industriais e automotivos, absorventes de hidrocarbonetos e isolantes térmicos e acústicos.
A eficácia do filtro automotivo plissado com poliéster e aditivo antiviral patenteado pela indústria paranaense foi demonstrada por meio de testes laboratoriais realizados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Assinado pela professora doutora Clarice Weis Arns, o laudo atesta a inativação de partículas virais e recomenda o uso do Mil Protect como potencial agente virucida para o combate ao grupo coronavírus.
Os ensaios foram realizados em laboratório NB-2 (Biosafety Level 2), seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), das metodologias descritas nas normas ISO 18184/2019 (“Textiles – Determination of antiviral activity of textile products”) e do Instituto Robert Koch (RKI), além de obedecer às Boas Práticas de Laboratório (BPL).
“O desenvolvimento do Mil Protect foi feito a partir de um trabalho realizado desde agosto do ano passado, projeto no qual conseguimos adicionar ao nosso catálogo um filtro de ar-condicionado antiviral que serve para automóveis, ônibus, trens e máquinas agrícolas”, diz o diretor executivo da Mil, Everaldo Fontana, ao lembrar que a empresa também está trabalhando na sua adaptação para uso em aviões.
- Chemours e Super Ar capacitam refrigeristas da área automotiva
- Renovação do ar é indispensável para a prevenção à covid-19
- ACA expande portfólio e vive bom momento no setor agrícola
No momento em que continuam a ocorrer as superlotações em transportes coletivos – que colaboram para espalhar a contaminação – e há muitas dúvidas sobre a segurança em se utilizar táxis e serviços de carros por aplicativo, o filtro vai beneficiar passageiros e condutores, além de seus respectivos familiares.
A grande expectativa da Mil, segundo o empresário, é torná-lo padrão na indústria automotiva, contribuindo decisivamente para a redução do número de infecções causadas pelo novo coronavírus.
“Inclusive, já fizemos uma parceria com um grande fabricante nacional para acoplarmos o filtro de cabine em seus veículos, a fim de difundir o uso do nosso produto em todo o Brasil”, salienta Fontana.
Segundo a empresa, seu novo filtro de ar-condicionado automotivo, que deve ser trocado a cada seis meses, já está disponível em todos os seus distribuidores brasileiros.
Até fim do ano, a Mil espera disponibilizar o produto na Europa e nos EUA, por meio de sua filial em Portugal e de parceiros comerciais na Flórida, respectivamente.
Atualmente, a indústria tem capacidade para produzir 700 mil unidades do Mil Protect por mês. Porém, o objetivo da empresa é produzir, em breve, 1,3 milhão de unidades mensais.
Comments 3