O primeiro filtro de ar-condicionado automotivo com antiviral eficaz contra o novo coronavírus, lançado em abril pela paranaense Filtros Mil, já superou a marca de 300 mil unidades comercializadas.
A eficácia da inovação brasileira, comercializada sob a marca Mil Protect, é atestada por laudo técnico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), assinado pela professora doutora Clarice Weis Arns.
“Considerando que houve inibição de até 99,999% do vírus testado, pode-se concluir que o produto foi eficaz para a inativação de partículas virais, e, portanto, recomendamos o uso como potencial agente virucida para o combate ao grupo coronavírus”, afirma o documento.
Em tempos de pandemia, a novidade – cujo agente antiviral elimina o patógeno, ao quebrar sua membrana externa – permite maior segurança aos condutores e passageiros de veículos, uma vez que atua diretamente na circulação de ar de carros e de ônibus, onde frequentemente se veem imagens de aglomeração.
- Filtro de ar antiviral inativa coronavírus em veículos
- Indústria acelera transição para fluidos refrigerantes A2L
- Consultor da ONU alerta: ‘Vai faltar R-22 no mercado’
“A ação do novo filtro garante a proteção de todos os integrantes de veículos, ao interromper a transmissão do coronavírus e de suas variantes na circulação de ar. Mas vale destacar a necessidade do uso simultâneo da máscara para evitar a transmissão por contato direto, devido à proximidade das pessoas em seu interior”, diz a CEO da companhia, Andreia Dalto Montanha.
Atóxico para seres humanos e animais de estimação, o filtro tem autonomia de aproximadamente seis meses em uso contínuo e também pode ser aplicado em tratores e veículos de transporte fora de estrada. O produto ainda é aromatizado com perfume exclusivo da Mil.
Prevendo o crescimento da demanda pelo produto, a indústria, cuja capacidade produtiva inicial é de 700 mil filtros por mês, projeta chegar a 1,4 milhão de itens fabricados até o final de 2021, período esperado para que o Mil Protect desembarque nos mercados europeu e norte-americano, por meio da filial da Mil em Portugal e de parceiros comerciais na Flórida, respectivamente.
Com esse planejamento, a empresa sediada em Araucária pretende colocar no mercado em torno de quatro milhões de filtros até o fim do ano e chegar a nove milhões de unidades comercializadas em 2022.
“A distribuição será feita pelos distribuidores autorizados da Mil em todo o território brasileiro, os quais atenderão o mercado de aplicação e venda para o varejo. O filtro será também fornecido para montadoras e sistemistas de ar condicionado que atendem os fabricantes”, afirma o biólogo Renato Souta Fontana, diretor comercial da Mil e um dos desenvolvedores do produto.