O mercado de climatização no Brasil é um dos maiores do mundo, com faturamento de mais de R$ 32 bilhões por ano. Somos o terceiro maior mercado consumidor de ar-condicionado do modelo de janela, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia.
Além disso, o Brasil está em nono lugar no uso do modelo split no ranking mundial. Apenas em 2017, 2,49 milhões de unidades do modelo split foram vendidas no Brasil. Já o ar-condicionado de janela teve 316 mil unidades vendidas também ano passado, segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Por ter uma alta demanda devido ao mercado, pequenas e médias empresas prestadoras de serviços com equipes externas direcionadas à climatização como instalações, reparos, limpezas e manutenções dos aparelhos podem otimizar o trabalho e aumentar a produtividade.
A Field Control, startup de tecnologia, desenvolveu dois módulos que facilitam os profissionais que atuam na área. Um aplicativo para os técnicos e um sistema web para o gestor que atuam de forma integrada e realizam um melhor tráfego de informações para atender todas as demandas de acordo com as ordens de serviço abertas no dia.
O aplicativo instalado nos smarthphones dos técnicos recebe as ordens de serviços, indica o melhor caminho entre as chamadas, tem o check-list dos serviços realizados para preenchimento e campo para anexação de fotos, quando necessário. Além disso, a assinatura do cliente é colhida no celular, o que livra o técnico que utilizar pranchetas e blocos de ordem de serviço.
A comunicação com o gestor, caso tenha alguma dificuldade ou necessite de um tempo maior do que o programado para o atendimento daquela visita, é feita pelo próprio app. Dessa forma, outro técnico poderá ser direcionado para atender a demanda que estava agendada e assim, evitar atrasados de todo o fluxo de atendimento.
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Para o gestor, no sistema web, que pode ser acessado por um tablet, computador ou notebook, é possível ter uma visão geral do local onde todos os técnicos estão ao mesmo tempo, por meio de um mapa. Ou seja, se o cliente questionar sobre a localidade do técnico, o gestor terá acesso a essa informação naquele momento. Direcionar o profissional que está mais próximo a uma chamada de última hora também é possível.
Outra vantagem é a digitalização da ordem de serviço. Todas as informações incluídas diretamente no sistema proporcionam rapidez não só no preenchimento, mas no acesso. Quando algum cliente estiver com dúvida sobre os serviços anteriores, basta digitar o nome ou o número da ordem, que as informações estarão acessíveis em menos de um minuto.
Diferentemente das empresas que ainda arquivam as ordens de serviços em armários nos escritórios que ocupam espaço e gastam com papel e tintas para impressão. Com todas as informações no histórico, é possível o gestor fazer análises periódicas sobre o desempenho dos técnicos e também da qualidade do serviço prestado.
E para o cliente que abre o chamado, os benefícios são saber onde o técnico está e quando chegará. Essa função evita as ligações frequentes com o questionamento sobre o horário que o técnico chegará ao local. Além disso, tem acesso a foto do técnico com o nome, o que garante a segurança de estar recebendo realmente alguém da equipe que foi acionada, o que evita fraudes. O cliente também pode responder a um questionário de satisfação sobre o serviço prestado e auxilia a empresa a manter sempre um alto padrão de qualidade.
“Todas essas funcionalidades contribuem para uma excelência no atendimento ao cliente, ao proporcionar maior agilidade nas tarefas do dia a dia. Com os relatórios de produtividade de cada técnico, é possível valorizar os pontos fortes e também focar na melhoria dos pontos fracos do atendimento dessas equipes externas e fazer com que a empresa tenha um reconhecimento pelo bom desempenho da equipe como um todo”, explica Eduardo Santos, CEO da Field Control.
O sistema pode ser testado gratuitamente por um período para adaptação da empresa e, consequentemente, usufruir da facilidade que a tecnologia proporciona a todos envolvidos na operação: gestor, técnicos e clientes.