
Em um cenário onde a inovação e a tecnologia pautam os avanços, a última edição da Febrava, mais importante feira da indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (AVAC-R) da América Latina, serviu não apenas como plataforma para exposições, mas também para impulsionar negócios significativos.
No caso de expositores como a Sicflux, os sinais disso surgiram lá mesmo no São Paulo Expo, entre 12 e 15 setembro. “A Febrava sempre foi um bom momento para potencializar a geração futura de negócios, em meio ao clima de confraternização que propicia. Nessa última edição, porém, chegamos a gerar alguns durante a própria feira, algo inédito para nós”, revela o diretor comercial da empresa, Marcelo Munhoz.
O pai dele, fundador e atual CEO da indústria catarinense, iniciou sua experiência como expositor do evento em 2003, ainda no velho Anhembi, como um dos pioneiros na fabricação de exaustores para locais como banheiros, até então inexplorados nesse particular.
“Na feira deste ano, o aumento de público foi em quantidade e qualidade, o pessoal do ramo estava ávido por novidades e nosso estande recebeu, por exemplo, um número bastante elevado de projetistas e instaladores”, comemorava Roberto Munhoz, entre um comprimento e outro a tantos visitantes.
E com o seu reconhecido olhar clínico quando o assunto são toaletes, destacou um indicador de público pouco ortodoxo, e que, provavelmente, nem todos perceberam. “O movimento foi de tal ordem nesta Febrava que até o sanitário masculino tinha fila”, sorriu.
Já no interior do estande, os motivos para o bom-humor do empresário incluíam dois produtos da marca agraciados com o Selo Destaque Inovação, distinção concedida pelos organizadores da feira aos lançamentos reconhecidamente disruptivos.
- Superfrio avança no mercado de refrigeração comercial
- Adoção de novos fluidos refrigerantes exige capacitação
- ETP celebra 25 anos de excelência e inovação no ensino
Um deles era o Sonora EC, geração inteligente do tradicional exaustor de banheiro, que agora detecta automaticamente a rotação ideal, seja ao cumprir sua função primária, seja para contribuir com a qualidade do ar, inclusive nos espaços vizinhos, e ainda, ajudando na dissipação de fumaça, em caso de incêndio.
O outro, batizado Titã, é um exaustor compacto para cozinhas industriais, cuja grandeza reside na propriedade de “devorar” a gordura que iria parar direto no ambiente. E faz isso sem usar tubulação, recolhendo o material indesejável com o auxílio de um dreno. “Trata-se de uma solução muito prática, adotada há muitos anos nos EUA, e que agora estamos trazendo para cá com fabricação nacional”, afirma Roberto.
Contudo, do lado externo do pavilhão nem tudo eram flores, reconhece Marcelo Munhoz, para quem os reflexos da atual conjuntura continua a impactar o AVAC-R, mesmo com o impulso considerável que uma feira dessas sempre traz.
Por isso, em ano de Febrava e tudo, ele considera a economia bastante desafiadora para o segmento, “pois boa parte do setor depende de construtoras, que vendem um volume considerável de seus estoques por meio de financiamentos atrelados a juros, que ainda estão muito altos”, analisa.
No entanto, ao mesmo tempo o dirigente ressalta a reconhecida resiliência do mercado de refrigeração e ar condicionado frente a obstáculos, “algo que pôde ser sentido intensamente nesta Febrava, onde o clima reinante foi altamente positivo e deve gerar resultados até a próxima feira, sobretudo para empresas como a nossa, que expuseram novidades”, avalia.

Espera recompensada
Igualmente satisfeito com o retorno em negócios já proporcionado pela Febrava, o diretor comercial da GTS Milano está sentindo na pele o que muito se falou nos quatro cantos da feira, ou seja, o público conciliou claramente os aspectos quantidade e qualidade.
Prova disso é que essa empresa de origem italiana tem se deparado não apenas com mais pedidos pós-evento, como também um ticket médio consideravelmente maior, “o que igualmente denota o êxito da estratégia adotada em nossa exposição de produtos”, informa Thiago Porto, nitidamente entusiasmado com os números obtidos até aqui e as várias propostas existentes em carteira.
E olhe que essa tarefa não pode ser considerada das mais simples, já que o estande de sua empresa era um verdadeiro showroom de ferramentas e insumos básicos do AVAC-R, contendo itens próprios e importados visando distribuidores, parceiros lojistas e indústrias em todo o Brasil.
Dentre essas linhas estão nomes como Bernzomatic (gás map e maçaricos); Oxyturbo (maçarico mini ppu); Artiplastic (canaletas para ar condicionado); Revopro (contrastes e detectores de vazamentos); Ideatronic (bombas de vácuo, manifold e vacuômetros); e Gomax (tubos capilares termoplásticos e conexões para refrigeração industrial). Ao falar dos lançamentos da casa, o executivo deu como exemplo o maçarico Mini PPU Prowelding, da Nevada, um mini PPV com oxigênio e gás propileno-propano de alto rendimento.
E concluiu falando novamente dos resultados gerais de mais essa presença da GTS Milano no principal evento do AVAC-R na América Latina. “Enfim, valeu a pena esperar quatro anos, após a grande frustração de 2021. Agora, pretendemos estar na próxima, possivelmente no mesmo local, pois ficamos muito satisfeitos”, arremata o executivo.
