Dez pastores alemães morreram na quinta-feira (27/7) nos EUA, devido a uma falha no sistema de ar condicionado de um veículo que estava transportando 19 cães do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, para uma instalação de treinamento policial na cidade de Michigan.
De acordo com a polícia de Lake Station, Indiana, o caminhão enfrentou um atraso de duas horas no trânsito. Foi durante esse período que o ar-condicionado da área de carga falhou, provocando um aumento dramático de temperatura.
Alertado pelos latidos dos animais, o motorista parou o veículo e abriu o compartimento de carga, encontrando os cachorros em graves condições clínicas, segundo as notícias veiculadas pela impressa local.
- Estresse térmico mata mais de 60 mil pessoas na Europa
- Calor extremo exige jornada extensa de refrigeristas em Las Vegas
- Romênia investiga caso inusitado de contrabando de “refrigerante”
A triste cena, segundo a polícia, “causou um impacto emocional em todos que estavam envolvidos na tentativa de salvar o máximo possível de cães”.
Jenny Webber, diretora-executiva da Sociedade Humanitária de Hobart, Indiana, que participou do atendimento à emergência, expressou sua angústia: “Isso é realmente devastador”.
Ela também ressaltou que o protocolo de transporte não foi seguido e disse ter dúvidas sobre a regularidade da documentação dos cães.
A polícia, no entanto, reforçou que o incidente não foi resultado de um ato de crueldade ou negligência, mas de uma falha mecânica do ar-condicionado.