A Iceman Corporation acaba de adotar o fluido refrigerante Opteon XL10 (R-1234yf) para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) de alto impacto climático R-404A em suas novas máquinas de produção de gelo em escamas.
A indústria japonesa, sediada na cidade de Kurume, na província de Fukuoka, fornece uma ampla variedade de equipamentos industriais para entrepostos pesqueiros, plantas de processamento de peixes e frutos do mar, estações de esqui e outras instalações frigoríficas.
A companhia avaliou uma série de opções de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) para seus produtos, incluindo o CO₂, antes de escolher o fluorquímico da linha de hidrofluorolefinas (HFOs) da Chemours.
Leia também
- 80% do gelo vendido no Brasil é clandestino, alertam fabricantes
- Chemours amplia distribuição de HFO no mercado automotivo chinês
- Sistema Lokring é seguro e confiável, afirma ONU
O fabricante asiático, que já havia selecionado o Opteon XP40 (R-449A) para substituir o R-404A em suas máquinas de gelo em flocos, informa que adotou o R-1234yf por ele possuir GWP ultrabaixo, apresentar excelentes propriedades termodinâmicas e ser classificado como atóxico e levemente inflamável (A2L).
O Opteon XL10 permite que a Iceman forneça sistemas seguros e de alta performance, evitando o uso de amônia – um fluido frigorífico altamente tóxico – ou as pressões de trabalho mais altas do CO₂, conforme salienta a empresa.