Um dos mais respeitados inventores brasileiros, o técnico catarinense Dietmar Erich Bernhard Lilie faleceu no último sábado (25), aos 60 anos, após travar uma intensa luta contra o câncer. O sepultamento foi realizado domingo no cemitério municipal Dona Francisca.
Morador de Joinville (SC) e praticante assíduo de ciclismo, Dietmar deixa a mulher, Rosane, e dois filhos, Fábio (33 anos) e Larissa (30).
Funcionário aposentado da Embraco – onde ingressou em 1980 após um breve estágio na KaVo do Brasil – e um dos fundadores e membros do conselho consultivo do Movimento Pedala Joinville, foi uma das mentes mais brilhantes da indústria frio, contando com a incrível marca de 1.114 patentes depositadas.
Reconhecido pela Embraco como pesquisador “Legend”, o técnico em mecânica – formado na Escola Técnica Tupy – nasceu na cidade de Rio Negrinho, no norte catarinense.
- Compressor eficiente revoluciona indústria de refrigeração
- Refrigerista morre eletrocutado durante instalação de ar-condicionado
- Cientistas avaliam misturas alternativas aos hidrocarbonetos puros
Mais da metade das cartas-patentes obtidas em âmbito mundial pela multinacional se deve a produtos que Dietmar ajudou a criar, com o auxílio de centenas de engenheiros. O inventor é, aliás, um dos principais nomes por trás dos compressores de velocidade variável Fullmotion.
Essa tecnologia revolucionou o mercado porque otimiza a capacidade de refrigeração de acordo com a necessidade do refrigerador, o que reduz o consumo de energia em até 40%, dependendo do sistema em que é aplicada.
Além disso, a solução melhora a preservação dos alimentos, que ficam melhor conservados, devido à menor oscilação de temperatura. “Isso proporciona muito mais qualidade de vida às pessoas”, dizia o pesquisador.
O primeiro cargo de Dietmar na Embraco foi na área de manutenção, mas só durou alguns meses. Afinal, a curiosidade e a vontade de aprender na prática eram maiores, visto que invariavelmente desmontava compressores para estudá-los em todos os detalhes.
Tamanho empenho logo o levou a trabalhar no setor de desenvolvimento de produtos, onde se sentia em casa e era considerado por todos como um conselheiro, guru e treinador.