O Instituto de Tecnologia de Ar Condicionado, Aquecimento e Refrigeração dos EUA (AHRTI, na sigla em inglês) acaba de divulgar os resultados de um estudo sobre o propano (R-290), que avaliou os riscos de vazamento e ignição do fluido refrigerante de alta inflamabilidade em recintos fechados.
Os ensaios foram feitos com o objetivo de gerar dados técnicos para apoiar futuras revisões das normas de segurança IEC 60335-2-40 (para sistemas de ar condicionado) e IEC 60335-2-89 (para equipamentos de refrigeração comercial), visando facilitar e acelerar a adoção segura de gases inflamáveis com baixo potencial de aquecimento global (Low GWP) pela indústria de climatização e refrigeração (HVAC-R).
Os testes laboratoriais realizados pelo braço de pesquisa do Instituto de Ar Condicionado, Aquecimento e Refrigeração (AHRI) com a substância da classe de segurança A3 foram conduzidos em ambientes similares aos de uma loja de conveniência com dois refrigeradores do tipo reach-in – um com porta única e outro com três portas – e de um quarto de hotel comum com um ar-condicionado de janela e um mini-split.
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O estudo integra um programa de pesquisa de US$ 5,6 milhões sobre refrigerantes inflamáveis apoiado pela Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae) e pelo Comitê de Recursos Atmosféricos da Califórnia (Carb), AHRI e Departamento de Energia dos EUA.
“Os resultados dos testes demonstraram potenciais problemas nas quantidades de carga de R-290 definidas pelas normas de segurança e possíveis soluções para mitigar os riscos de ignição”, salientou o vice-presidente de pesquisa do AHRI, Xudong Wang.
Em junho, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) atualizou a norma 60335-2-89, o que resultou no aumento do limite de carga de refrigerantes A3 de 150 g para 500 g em equipamentos de refrigeração comercial.
A revisão também elevou o limite de carga de fluidos de baixa inflamabilidade (A2 e A2L) de 150 g para 1.200 g nesses aparelhos. Inclusive, o novo padrão de segurança já foi publicado pela IEC e, portanto, pode ser levado em consideração por fabricantes em todo o mundo.
O relatório final dos ensaios feitos pelo AHRTI está disponível no site do AHRI.