Um grande salto qualitativo para o mercado de climatização e refrigeração veicular acabou de ser dado em Linhares, a 120 quilômetros de Vitória, onde 30 especialistas do setor participaram de curso intensivo promovido pela autopeças MP Componentes, de Serra.
O treinamento, organizado em parceria com a oficina e escola profissionalizante paulistana Super Ar, começou na sexta-feira (20) e terminou no último domingo.
Sob a orientação do engenheiro mecânico Sérgio Eugênio da Silva, os participantes foram conduzidos por um currículo abrangente, enfatizando a necessidade crítica de eficiência, segurança e responsabilidade ambiental nos serviços realizados nas oficinas especializadas em automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e tratores.
Segundo o docente, teoria e prática andaram de mãos dadas no evento, com sessões que incluíram demonstrações ao vivo de ferramentas de ponta e discussões aprofundadas sobre produtos inovadores fornecidos por indústrias de renome no segmento.
“A indústria automotiva está evoluindo rapidamente e, nesse aspecto, os profissionais da área precisam se equipar com conhecimento atualizado. Desde técnicas eficientes de recuperação e reciclagem de refrigerantes até a reparação precisa de vazamentos, estamos comprometidos em elevar nosso padrão de qualidade e cuidado com o meio ambiente”, disse.
- EUA impõem restrições severas aos HFCs
- Adoção de novos fluidos refrigerantes exige capacitação
- ETP celebra 25 anos de excelência e inovação no ensino
De acordo com gerente de produto da área de climatização da Texa, Guilherme Carvalho, “apresentamos nosso scanner e ensinamos como interpretar os parâmetros e códigos de falhas para se obter um diagnóstico preciso dos sistemas de ar automotivo”.
Os alunos também tiveram a oportunidade de realizar serviços com a estação de carga de refrigerante Konfort 712R 2 Gas Ready, equipamento aprovado pelos principais fabricantes do mercado, entre os quais Audi, Toyota, BWM, Chevrolet, Mercedes-Benz, Volkswagen e Mitsubishi.
“Com essa recicladora, o trabalho nas oficinas se torna mais rápido e eficiente, além de ambientalmente correto”, explicou o gestor.
Outras inovações em destaque no curso foram o fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) Opteon YF (R-1234yf) e os agentes de limpeza Opteon SF80 e SF Flush, substâncias inofensivas à camada de ozônio e com potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) ultrabaixo fornecidas pela Chemours.
Impactos positivos
Entre os participantes, foi nítido o sentimento de gratidão e entusiasmo. “Entrei no ramo há seis anos e aprendi a trabalhar com climatização veicular assistindo às aulas do professor Serginho na internet”, comentou o mecânico Jorge Pinto dos Santos Júnior, da Shopping Car Ar Condicionado Automotivo e Máquinas Pesadas, de Mucurici, a 350 quilômetros de Vitória.
“Participar de um curso presencial da Super Ar foi a realização de grande um sonho, pois, afinal de contas, estamos lidando com inovações que exigem um novo olhar sobre a reparação automotiva”, acrescentou.
Com mais de 50 anos de experiência no setor, o empresário Gilson da Silva – da Tidinho Ar Condicionado, de Colatina, a 135 quilômetros da capital – também aprovou o curso, principalmente pelos conhecimentos de elétrica repassados para quem está iniciando a área.
O veterano da indústria, enfim, destacou o valor da interação entre diferentes gerações de profissionais durante o treinamento.
“Levar a equipe da minha loja foi uma decisão acertada. Os mais jovens puderam aprender com os experientes, enquanto nós, os veteranos, fomos inspirados pela paixão e o vigor deles”, avaliou.
O anfitrião do evento, Odilson Silva Júnior, da Junior Ar Condicionado Service, reiterou o impacto positivo da iniciativa.
“Estamos comprometidos em trazer o que há de mais novo e eficiente para nossa região. A educação e a atualização contínua são as chaves para um serviço de excelência”, ressaltou.
O proprietário da MP Componentes, Perecles Otoni Guedes Neto, também celebrou a relevância do evento.
“Observamos uma procura significativa para parte dos profissionais, o que demonstra um despertar do setor para a importância da qualificação”, comemorou o empresário, lembrando que essa foi a segunda edição desse curso neste ano.
Em função da resposta positiva por parte do público em ambas as ocasiões, a autopeças capixaba pretende promover essa formação pelo menos três vezes ao ano, a partir do ano que vem.
“É muito gratificante ver especialistas de todo o Espírito Santo se unindo a nós nessa jornada de aprendizado contínuo”, concluiu.