A associação de refrigeração da Espanha (AEFYT, na sigla em espanhol) está exortando as partes interessadas do setor a intensificar seus esforços na prevenção de vazamentos de fluidos refrigerantes.
A iniciativa vem em linha com o compromisso do país com o Protocolo de Montreal e a Emenda de Kigali, que buscam proteger a camada de ozônio e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
O foco da campanha é melhorar a gestão de equipamentos de refrigeração, como sistemas de ar condicionado e geladeiras, para garantir que eles não liberem gases nocivos ao meio ambiente. A AEFYT também busca aumentar a conscientização sobre a importância da manutenção adequada desses equipamentos e promover o uso de refrigerantes com baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).
- Chemours lança agente de limpeza Opteon SF Flush no Brasil
- Manutenção preventiva, uma aliada da performance dos compressores
- Nova geração de fluidos refrigerantes promete revolucionar AVAC-R
Além disso, a AEFYT pede para o governo intensificar a fiscalização para garantir que as empresas e os profissionais do setor cumpram as regulamentações estabelecidas. A inspeção deve incluir a verificação da conformidade com as normas de manutenção e instalação, bem como a verificação do uso de refrigerantes aprovados e a correta destinação final de equipamentos obsoletos, lembra a entidade.
A Espanha tem sido um dos países europeus mais ativos na luta contra as mudanças climáticas e na promoção de práticas ambientalmente responsáveis, avalia a entidade, para quem o sucesso dessa campanha depende da colaboração entre o governo, empresas e profissionais do setor de refrigeração, assim como do apoio do público em geral.
Se bem-sucedida, dizem seus responsáveis, a iniciativa ajudará a Espanha a cumprir suas metas de redução de emissões e contribuirá para a luta global contra as mudanças climáticas.