Imagine ter em sua frente diversos defeitos típicos dos sistemas de refrigeração e ar-condicionado demonstrados como se você estivesse lá, com a sua caixa de ferramentas nas mãos. E como se não bastasse, receber no final de cada conserto realizado uma avaliação confiável, dizendo o que andou bem ou nem tanto na sua forma de eliminar o problema?
Pois bem, é assim que funciona a plataforma, atualmente utilizada nos Estados Unidos e em países europeus, que o professor Anderson Oliveira, conhecido membro do nosso time de colaboradores, sempre presente no Blog do Frio com suas dicas e orientações, está trazendo ao Brasil.
Aos 42 anos de idade, com 22 de mercado, há 15 este tecnólogo em refrigeração e ar condicionado divide o tempo entre a sua escola (Intac Treinamentos) e uma outra paixão, a de dar aulas, que tem exercido em escolas como Senai, Argos, Centro Paula Souza, Instituto da Construção, Santec e CTR.
Inquieto por natureza, já há algum tempo ele resolveu ir além nas programações de cursos para o setor mantidas via plataforma Hotmart.
Tanta versatilidade, que inclui ainda sua atuação como representante comercial de uma multinacional chinesa de peças, a Sanhua, acabou levando Anderson a criar sua própria startup de educação, que já conta com o apoio do Sebrae e da Abstartup, associação que reúne e representa este tipo de empreendimento disruptivo no Brasil.
Mão na massa
Com tanta bagagem na área e disposição permanente de fuçar coisas novas, lá foi ele em busca de um curso que desse a parte prática que dificilmente a modalidade de ensino a distância proporciona, por mais que existam cursos excelentes nesse segmento.
“O mais próximo a isto que existe aqui no País são as aulas com animações didáticas, em flash, que o professor Raimundo Fernandes ministra há mais de 20 anos no Ceará”, afirma Anderson, ao relembrar como começou sua peregrinação por acreditar que realmente um passo a mais em relação a esta e outras excelentes ideias já estaria sendo dado em alguma marte do mundo.
Nas lives destas segunda, terça e quarta (24,25 e 26/1), quem se inscrever a partir do canal da Intac no YouTube neste link vai conhecer, durante cerca de uma hora e meia, a partir das 19h30, a dinâmica desse treinamento inédito em três dimensões sobre reparos em sistemas de refrigeração e ar condicionado.
Leia também
- Você sabe fazer o teste de continuidade corretamente?
- Com responsabilidade técnica não se brinca
- Planilha auxilia refrigerista a precificar serviço em máquinas VRV/VRF
A estrutura do treinamento, cujos idealizadores receberam prêmio de melhor plataforma de ensino 3D em HVAC-R em 2020, se divide em três níveis: conhecimento, intermediário e avançado.
No primeiro, o aluno tem vídeos mostrando cada etapa necessária para a realização de testes e diagnósticos, com os dois próximos incluindo o ‘Módulo Desafio’, no qual se apresentam problemas para serem resolvidos sem qualquer auxílio.
“Mais do que a realidade das fotos em 3D, a plataforma simula a solidão do profissional em campo, frente a frente com algo que caberá a ele resolver, sem que possa contar com a ajuda de aplicativos e grupos”, observa o especialista.
Segundo ele, a pessoa assume a operação a partir do ponto indicado, e o exercício só se conclui quando a melhor conduta for adotada para o desfecho do caso.
Por fim, o ‘Modo Cenário’ apresenta a simulação de vários defeitos e o aluno recebe uma trilha de passo a passo, até chegar à solução, isto é, a detecção do problema e a proposta para solucioná-lo a qualquer momento, uma possibilidade proporcionada pelo ‘Modo Desafio’, que neste estágio não existe.
Tudo isso é feito sem a necessidade de se baixar nada que possa deixar o computador do estudante pesado, pois tudo acontece de forma on-line e com um nível de realidade que influi multímetro, amperímetro, anemômetro, manifold digital, balança, recolhedora etc.
Ao todo, são 32 níveis, cada qual com o seu certificado e registro individual da pontuação atingida ao longo de mais de 300 simulações, sendo que algumas partes da programação têm mais de 60 “para o aluno colocar a mão na massa pra valer”, observa Anderson.
O único senão, que até o deixou um tanto quanto preocupado a princípio, foi o fato de a plataforma ainda estar no idioma espanhol.
“Algo que depois acabei achando perfeitamente superável, pois a língua do refrigerista ele fala com a maior desenvoltura, em apoio às centenas de imagens 3D que apresenta. Além disso, os alunos contarão com monitoria e apoio de grupo por WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas”, conclui o professor, lembrando que “as empresas de manutenção também podem ter acesso à plataforma para treinar suas equipes”.
Comments 1