A introdução da nova legislação europeia acerca dos compostos fluorados com efeito estufa no ano passado e a pesada carga tributária espanhola sobre esses refrigerantes com alto potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) levaram o Eroski – a segunda maior rede supermercadista do país – a iniciar a conversão tecnológica de suas instalações frigoríficas, trocando o R-404A pelo Opteon XP40 (R-449A), numa loja localizada em Basauri, na província de Vizcaya.
Segundo a companhia, o produto foi escolhido por apresentar GWP 65% menor que o do R-404A e proporcionar até 12% de redução no consumo energético. A operação ocorreu nos sistemas de baixa e média temperatura, nos quais foram instalados, recentemente, nove compressores parafuso da Bitzer.
Para não interferir no funcionamento do supermercado, o retrofit foi realizado à noite – apenas alguns ajustes foram feitos no dia seguinte, com o objetivo de assegurar melhor performance.
“A consciência ambiental é um valor fundamental para a nossa empresa”, salientou a gerente de manutenção do Eroski, Esther Arando. “O baixo GWP e eficiência energética combinada do Opteon XP40 nos permitiu não só modernizar os nossos sistemas de refrigeração com um fluido refrigerante mais sustentável, mas também melhorar, simultaneamente, seu desempenho”, acrescentou.
- Freon MO99 facilita retrofit do R-22
- Substituto do R-404A também é opção para retrofit do R-22
- HFO aumenta desempenho de chiller
Para a realização do serviço, o supermercado contratou a Iparhotz/Iparfrio, uma empresa espanhola de instalação e manutenção de sistemas refrigeração, e a Kimikal, o distribuidor local dos refrigerantes Opteon. De acordo com o varejista, o sucesso do retrofit em sua loja tem incentivado mais de 150 outros clientes do instalador a converter seus sistemas para operar com o R-449A.
Comercializado pela Chemours, o fluido de baixo impacto climático à base de hidrofluorolefina (HFO) foi desenvolvido para substituir, inicialmente, os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-404A, R-507 e R-407A/F em instalações comerciais e industriais de baixa e média temperatura.
Entretanto, a indústria química informa que o Opteon XP40 também pode ser usado na substituição do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22, gás que vem sendo banido do mercado mundial, devido aos danos que causa à camada de ozônio e ao seu alto GWP.