A Thermique Projetos, empresa curitibana de engenharia especializada em projetos de eficiência energética e sistemas térmicos, é uma das finalistas do Clima Latino 2022, que elegerá a melhor instalação do Caribe e da América Latina.
O concurso premiará projetos e instalações de sistemas de refrigeração e ar condicionado que mais se destacaram durante o período 2020 e 2021. O evento faz parte do RefriAméricas 2022, mix de congresso, visitas técnicas e feira de negócios, que será realizado nos dias 20 e 21 de julho, em Miami (EUA).
A Thermique Projetos concorre pela execução do projeto de modernização da central de água gelada da Schattdecor Brasil, multinacional alemã especializada no mercado de impressão de papéis decorativos.
A nova CAG proporcionou um impacto significativo nas metas de redução no consumo de energia elétrica da planta localizada em São José dos Pinhais (PR), chegando a 60%.
Para se atingir este resultado, o projeto – assinado pelo engenheiro Paulo Henrique Celarius – contou com a instalação de um chiller dotado de compressores parafuso inverter de alta eficiência e desempenho, com valor integrado de carga parcial (IPLV) de 6,29 kW/kW; de ventiladores de arrefecimento acionados por inversores de frequência para controle de condensação; e controle preciso de capacidade de refrigeração ajustada à demanda real da instalação.
- Obra-prima da engenharia tem ar-condicionado duplamente premiado
- Áustria vai proibir boilers a gás em novos edifícios
- Indústria do frio segue fechada à diversidade, diz ativista
As características do chiller desse projeto são sua longa capacidade de funcionamento, com até 100 mil horas de operação contínua, o menor índice de falhas e os compressores com menos peças móveis, conferindo ao sistema elevada confiabilidade e segurança operacional.
Outro destaque do projeto foi a redução de oito para duas bombas hidráulicas, mudança que gerou 30% de redução de consumo de bombeamento. Esses equipamentos têm inversores de frequência, que conferem mais precisão à vazão de água gelada.
Além disso, a tubulação foi substituída por tubos de PVC-U, conferindo ao sistema maior resistência à corrosão, baixa condutividade térmica, baixa perda de carga, redução do peso e facilidade de execução.
O projeto envolveu também a substituição de um chiller por trocador de calor, decisão que zerou o consumo de energia. Além disso, conta com válvula de controle de balanceamento. Em resumo, dobrou o tempo de vida útil do sistema, que passou de 25 para 50 anos.
“Essa indicação significa a consolidação da Thermique como referência em projetos de eficiência energética e sistemas térmicos. Somos apaixonados pelo que fazemos e buscamos a excelência em nossas atividades. Esperamos que este seja o primeiro de muitos projetos que se destacam e tragam os benefícios propostos aos nossos clientes e em consequência para toda a sociedade”, afirma o gestor administrativo e de projetos da companhia, Thiago Carvalho.
Os demais finalistas são a Refrigeración y Soluciones de Frío, com um projeto na planta industrial Stratum, da Coca-Cola, na cidade de Liberia (Costa Rica); Weston SAS, com um retrofit para o supermercado Éxito Quinta Camacho, em Bogotá (Colômbia); e Compañía Climatizadora, com um projeto para o Museu do Canal de Panamá.
Comments 1