A Emerson está introduzindo no mercado europeu uma nova linha de compressores scroll para aplicações de refrigeração de média temperatura.
Segundo a empresa, os equipamentos foram projetados para uso com refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) classificados como levemente inflamáveis (A2L).
A legislação ambiental europeia exige que os fabricantes do bloco econômico tornem seus sistemas de refrigeração preparados para reduzir as emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa nos próximos anos.
Para apoiar essa transição, a indústria americana já desenvolveu soluções para uma ampla variedade de refrigerantes, como dióxido de carbono (R-744), propano (R-290) e hidrofluorolefinas (HFOs).
Leia também
- Oficina paulista começa a trabalhar com HFO
- R-454B desponta como nova alternativa ao R-410A
- União Europeia apoia adoção de propano em mini-splits
Cada solução é otimizada para um refrigerante específico e, segundo a companhia, a nova linha de compressores herméticos Copeland YB e YBD foi otimizada interna e externamente para operar com as HFOs R-454A, R-454C, R-455A e R-1234yf.
A arquitetura, o projeto do sistema principal e a instalação de equipamentos compatíveis com HFOs são semelhantes a de sistemas projetados para operar com hidrofluorcarbonos (HFCs).
Essas semelhanças, de acordo com a Emerson, tornam os sistemas de refrigeração com HFOs fáceis de instalar, comissionar e manter.
“Essa linha de compressores é adequada para aplicações de varejo de alimentos e serviços de alimentação, incluindo sistemas de expansão direta e indireta, unidades de condensação de câmara fria, unidades de condensação remotas e sistemas mono e bi-bloco”, informa a Emerson, destacando que o peso leve e o design compacto são alguns dos diferenciais competitivos dos novos produtos.
Comments 1