A Emerson informa que está qualificando fluidos refrigerantes de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês), entre os quais Opteon XP40 (R-449A), como alternativas para uso na linha de compressores herméticos Copeland CS.
De acordo com a indústria, a aprovação dessas novas substâncias – um blend à base de hidrofluorcarbono (HFC) e dois blends à base de hidrofluorolefina (HFO) – oferece aos clientes mais flexibilidade para atender a requisitos regulatórios externos, bem como iniciativas internas de sustentabilidade.
“O setor de refrigeração continua a evoluir e estamos trabalhando para permitir que nossos clientes tenham o meio mais fácil de evoluir com ele”, disse Varun Garg, gerente de produtos da Emerson.
- Hapag-Lloyd amplia frota de contêineres compatíveis com R-513A
- Senai da Bahia adota substituto do R-404A
- Danfoss lança condensadora compatível com Opteon XP40
“À medida que os fluidos refrigerantes de GWP mais baixo continuam a ganhar força, continuaremos a inovar nossos produtos para os clientes, permitindo que eles utilizem essas substâncias sem precisar reformular completamente seus sistemas de refrigeração”, acrescenta.
Os compressores Copeland CS são geralmente usados para aplicações em equipamentos walk-in autonômos e remotos, utilizados para armazenar gelo, sorvetes, comida congelada e bebidas.
Os novos fluidos refrigerantes não serão homologados como substitutos diretos (drop-in) e a Emerson ressalta que remodelações minunciosas do sistema de refrigeração podem ser necessárias para eliminar a possibilidade de danificar o compressor.
Atualmente, a linha CS está aprovada para uso com R-134a, R-404A e R-507. As unidades aprovadas para Opteon XP40, fluido refrigerante à base de HFO desenvolvido pela Chemours para substituir o R-404A e o R-22, estarão disponíveis no mercado no primeiro trimestre do ano que vem.