A Embraco, uma das maiores fabricantes de soluções para refrigeração do mundo, está novamente entre as dez empresas mais inovadoras do Brasil pelo Ranking Valor Inovação 2018, um dos mais tradicionais e reconhecidos no Brasil.
Realizado pelo jornal Valor Econômico em conjunto com a consultoria Strategy& desde 2015, o estudo classificou a empresa em nono lugar no ranking geral e na terceira posição do setor de bens de capital.
O evento de premiação foi realizado na noite de quarta-feira (4), em São Paulo. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embraco, Rodolfo Cereghino, representou a companhia.
Para compor o ranking, quatro pilares foram avaliados: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado.
- Whirlpool vende Embraco por US$ 1,08 bilhão
- Embraco reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável
- Embraco aprova Opteon XP10 como alternativa ao R-134a
O objetivo do estudo é verificar, de maneira consistente, como cada um desses pilares é construído nas empresas instaladas no Brasil e como isso se reflete nas práticas de inovação de cada participante.
“A Embraco está sempre antecipando tendências para responder às demandas de clientes e consumidores de maneira simples e rápida, identificando novas oportunidades de negócio e parcerias estratégicas, sempre com foco em prover mais qualidade de vida às pessoas. Acompanhar as exigências desse mercado cada vez mais competitivo é um dos fatores que nos desafia a inovar. Este prêmio demonstra que continuamos no caminho certo”, destaca Rodolfo.
Eficiência energética; alto desempenho nas soluções de refrigeração; qualidade na preservação de alimentos; tecnologias para aplicações médicas de alto valor agregado; conectividade e reciclagem são alguns dos temas em que a empresa foca para gerar inovação.
Na linha de produtos, um dos destaques da companhia são as Unidades Condensadoras e as Unidades Seladas (Plug n’ Cool), reconhecidas pela economia de energia, facilidade de instalação e manutenção, ganho de espaço físico e confiabilidade. Além disso, usam refrigerante natural, reduzindo em 99% as emissões de CO2.
Outro exemplo é o compressor Fullmotion X, que usa tecnologia Inverter, de velocidade variável, otimizando a capacidade de refrigeração de acordo com a necessidade do equipamento e reduzindo o consumo de energia.
Dentro da área de Novos Negócios da Embraco, os destaque ficam para o diili, solução baseada na Internet das Coisas (IoT em inglês) que entrega inteligência para o gerenciamento efetivo da cadeia de refrigeradores comerciais de marcas de alimentos e bebidas, contribuindo para o aumento de vendas, eficiência energética e na redução dos custos operacionais dos clientes; e também para o Nat.Genius, operação responsável pela logística reversa de eletroeletrônicos, que, somente nos últimos três anos, reciclou cerca de 20 mil toneladas de materiais.