Terceiro maior polo automotivo do país e sede de grandes marcas nacionais, a cidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, em breve terá uma fábrica da multinacional sueca Electrolux.
A primeira fase das obras do futuro complexo já foi iniciada, a partir da moldagem, compactação e drenagem do terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, além de escavações e realocações de vegetação. Desse total, 20% da área será reservada para preservação ambiental.
Com um investimento total de R$ 700 milhões, a expectativa é que haja a criação de cerca de 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
A nova unidade da Electrolux abarcará tanto as linhas atuais de refrigeração quanto a produção local de modelos que anteriormente eram importados.
Segundo a companhia, a fábrica será primeira na América Latina a ostentar zero emissões de carbono e a funcionar exclusivamente com energia renovável.
Sustentabilidade
Com certificações ‘Zero Aterro’ já em vigor e a busca pela certificação Leed em andamento, a empresa reforça seu compromisso com a preservação do meio ambiente.
A Electrolux informou que a nova unidade será pioneira em gestão inteligente de recursos, com destaque para o reaproveitamento de efluentes industriais e sanitários tratados, além de um sistema especializado de captação de água da chuva.
Outro aspecto crucial é que toda a eletricidade necessária será gerada a partir de fontes renováveis, com destaque para a energia solar captada por placas solares