A indústria global de eletrodomésticos está dando um novo e importante passo rumo à economia circular, que associa desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais, por meio de novas oportunidades de negócios e da otimização na fabricação de produtos.
Juntamente com uma empresa nórdica do ramo de reciclagem, a Electrolux acaba de anunciar o lançamento de um aspirador de pó feito com matéria-prima 100% reciclada.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, o plástico e os componentes eletrônicos do produto são provenientes de diversos bens de consumo, como secadores de cabelo, aspiradores de pó e computadores usados.
O projeto aborda alguns dos principais desafios de reciclagem de hoje enquanto explora a circularidade no ramo de eletrodomésticos, ressalta a indústria sueca.
Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas globalmente a cada ano, mas menos de 12% desse montante vem de materiais reciclados.
Por essa razão, os fabricantes têm dificuldade em encontrar material reciclado suficientemente seguro e de alta qualidade para adotá-lo como matéria-prima em seus produtos.
Leia também
- Cientista que salvou a camada de ozônio morre aos 77 anos
- Electrolux eliminará gases de alto impacto climático de eletrodomésticos
- União Europeia apoia adoção de propano em mini-splits
De acordo com o comunicado, a Electrolux foi a primeira no setor em 2010 a aumentar a conscientização sobre a escassez global de plásticos reciclados por meio de um projeto de reaproveitamento de resíduos descartados nos oceanos.
O volume de produtos que contêm material reciclado aumentou desde então em toda a indústria de eletrodomésticos, mas permanece em níveis baixos, informa a empresa.
Foi justamente para acelerar o ritmo da adoção de materiais do gênero que a Electrolux firmou parceria com a Stena Recycling.
O primeiro resultado concreto dessa parceria é o aspirador de pó visionário feito de plástico 100% reciclado e componentes reutilizados de produtos eletrônicos, protótipo desenvolvido com o claro objetivo de explorar o conceito de economia circular no segmento de produtos residenciais.
“Nós, da Electrolux, temos um forte compromisso de reduzir nosso impacto climático até 2030, e a circularidade é uma dimensão fundamental disso. E essa parceria é uma das iniciativas importantes em que nos engajamos para impulsionar a nós mesmos e a indústria por meio do compartilhamento de conhecimento e inovação. Queremos apoiar os consumidores na tomada de decisões sustentáveis e, para ter sucesso, precisamos de uma abordagem sólida para a circularidade”, ressalta Jonas Samuelson, CEO da Electrolux, no comunicado.
“Esse projeto destacou muitas das preocupações que levamos em consideração quando buscamos nos tornar mais circulares. Desde o design do produto e uso de material até novos modelos de negócios, existem requisitos regulatórios, bem como questões de qualidade e segurança que precisam ser abordadas. Temos de encontrar um bom equilíbrio para aumentar a quantidade de materiais reutilizados e reciclados ao fabricar produtos que são otimizados para reciclagem após sua vida útil”, acrescenta Henrik Sundström, diretor de sustentabilidade da multinacional.
Até 2030, assegura a Electrolux, todas as linhas de seus produtos conterão pelo menos 50% de materiais reciclados.
Comments 1