Iniciar carreira na indústria de refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento (HVAC-R) pode ser uma ótima escolha.
Mas, antes de mais nada, os recém-chegados sempre devem ter em mente a segurança.
Por isso, vale a pena conhecer as diretrizes de segurança que as empresas mais experientes do setor levam em consideração.
- Saída de técnicos do Crea é retrocesso, avalia engenheiro
- Recarga com GLP faz refrigerador ir pelos ares
- Acidentes com gases inflamáveis preocupam indústria do frio
Não tenha pressa e avalie a situação
Novos técnicos da área devem aprender a avaliar a situação antes de executar qualquer serviço, e sempre ficar alerta aos possíveis perigos ou ameaças à segurança.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência ligada ao Departamento de Saúde dos Estados Unidos, recomenda que os profissionais que trabalham com correntes elétricas busquem treinamento especializado.
Como alternativa, é importante considerar um programa de treinamento de eletricistas de curta duração, caso o treinamento em segurança elétrica não seja oferecido no local de trabalho.
Saiba com o que você está lidando quando for novato na profissão
Por exemplo, identifique todos os riscos para que você possa tomar precauções essenciais antes do início do trabalho. Não apresse as coisas. Avalie a situação primeiro para evitar lesões.
Verifique o equipamento mais de uma vez
Em um dia normal, refrigeristas podem ter de trabalhar em vários clientes. Por esse motivo, verifique as ferramentas necessárias para cada ordem de serviço.
Alguns exemplos são alicates para descascar fios, chaves inglesas e vacuômetros. Certifique-se de que estão em perfeitas condições, garantindo a segurança e eficiência. Assim, você também pode evitar a ocorrência de acidentes ao realizar reparos, manutenção ou instalação.
Cuidado com os cilindros
Durante o transporte de cilindros contendo refrigerantes, preste atenção nas altas temperaturas do verão. Evite mantê-los em veículo fechado ou em um caminhão parado sob o sol. O calor pode fazer o cilindro explodir.
Segurança em primeiro lugar
Assim como em outras profissões, há riscos envolvidos quando se trabalha com ferramentas e aparelhos mecânicos. Antes de realizar qualquer trabalho, portanto, você deve sempre colocar os equipamentos de proteção de individual (EPIs), tais como:
- Protetores de rosto contra líquidos e produtos químicos perigosos;
- Máscara para respirar, caso haja substâncias nocivas no ar;
- Capacetes de segurança ao trabalhar em uma área onde há risco de objetos ou vigas caírem;
- Calçados de segurança para proteger os pés contra quedas de objetos pesados;
- Roupas adequadas para proteger as mãos, a pele e o corpo contra temperaturas rigorosas;
- Tampões de ouvido para evitar perda auditiva, especialmente quando se trabalha em áreas que tenham 90 decibéis ou mais; e
- Óculos de segurança para impedir que projéteis e detritos entrem em seus olhos.
Outras dicas de segurança
Mais uma vez, verifique se as ferramentas de trabalho estão todas atualizadas e em boas condições. Caso contrário, você pode sofrer uma lesão por trabalhar com equipamentos desgastados ou quebrados.
Ou seja, se você for um empregador, também é sua responsabilidade verificar se os equipamentos estão em boas condições de trabalho, a fim de manter seus técnicos seguros.
Cuidado também com as substâncias químicas
Faça uma lista dos produtos químicos mais importantes porque é bem provável que você seja exposto a eles.
Agentes de limpeza, detergentes, solventes e fluidos refrigerantes, além de outros, podem representar sérios riscos à saúde se manuseados incorretamente.
Há também casos em que alguns produtos químicos podem explodir e causar ferimentos.
Então, novamente, use EPIs – e luvas, neste caso, ao manusear líquidos que podem queimar sua pele. Procure sempre memorizar os procedimentos de segurança ao armazenar e transportar produtos químicos.
Precaução extra nunca é demais se você é um(a) refrigerista iniciante que não possui conhecimento profundo sobre os produtos químicos mais comuns do HVAC-R.