Razão de ser dos cursos e treinamentos da área, fazer a coisa certa compreende um conjunto de ações que beneficia o profissional, aumenta a segurança de todos ao seu redor e ajuda a cuidar do meio ambiente.
Além disso, os componentes aplicados em campo, obedecendo sempre as recomendações dos fabricantes, resultam em serviços mais bem feitos e prolongam a vida útil, tanto das peças quanto dos sistemas reparados.
E como o tempo é cada vez mais valioso para todos, nada melhor do que concluir um atendimento e sair do cliente sabendo ser muito difícil ter de voltar ao local no período de garantia.
São vários, enfim, os detalhes a observar para que tudo isso aconteça, mas é possível destacar algumas providências básicas para alguém se dar bem na profissão. Confira!
Carregue corretamente o fluido refrigerante
Displicência nesta hora, que acabe gerando excesso ou insuficiência, pode aumentar o consumo de energia e danificar o compressor. Por isso, é fundamental utilizar balanças específicas durante a operação e observar o peso indicado pelo fabricante.
- Dicas preciosas para evitar acidentes
- Segurança em 1º lugar: 10 dicas essenciais para os refrigeristas
- Marketing digital: 8 dicas infalíveis para refrigeristas
Capriche no vácuo do sistema
Tão importante quanto a carga de fluido refrigerante é remover o ar e a umidade do sistema antes de abastecê-lo. As possíveis consequências quando isso não é feito incluem corrosão interna, bloqueio de componentes e redução da vida útil do equipamento. Utilizar uma bomba de vácuo confiável é fundamental nessa hora.
Limpe regularmente os componentes
Serpentinas, filtros e dutos são alguns pontos dos sistemas onde a sujeira se acumula com o passar do tempo. Se não houver limpezas internas periódicas do circuito, a eficiência do equipamento e a qualidade do ar acabam comprometidos. Portanto, compete ao técnico providenciar que isso seja feito de forma regular e com produtos adequados, para evitar danos e assegurar bons resultados.
Cuidado com as instalações elétricas
Superaquecimento, curto-circuito e até incêndios são riscos existentes quando emendas e conexões de cabos de energia são mal feitas. Portanto, use apenas conectores de qualidade, proteja as emendas com materiais apropriados e verifique se estão firmes e bem isoladas.
Fique de olho nos vazamentos de fluido refrigerante
Além dos danos ambientais, sistemas com escapes desse tipo prejudicam a eficácia dos sistemas. A lista de aliados importantes na prevenção desses casos inclui detectores eletrônicos de vazamento e testes com nitrogênio.
Pronto, após esse check list, o negócio é começar 2025 com tudo e fazer dele um ano repleto de realizações. Bom trabalho!