O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5), é um momento propício para refletirmos sobre o que nós, profissionais da indústria de climatização e refrigeração, podemos fazer para diminuir o impacto ambiental do setor.
A pandemia de covid-19 pôs em evidência, mais uma vez, o papel essencial do HVAC-R na promoção da saúde humana, desde a cadeia do frio e armazenamento de alimentos até a distribuição de vacinas.
Leia também
- Você sabe como se recicla uma geladeira?
- Indústria lança aspirador de pó feito com plástico dos oceanos
- ONG detecta vazamentos de HFCs em supermercados
No entanto, também devemos continuar nos concentrando em como podemos melhorar a saúde do nosso planeta, principalmente no que tange às mudanças climáticas.
Aqui vão quatro dicas importantes para termos em mente não apenas nesta data especial, mas em todos os dias do ano:
1. Considere o impacto total do sistema
Usar um refrigerante inofensivo à camada de ozônio e de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) não é a única maneira de reduzir o impacto ambiental gerado pelos equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Na verdade, há muito mais a se considerar, como a eficiência geral do sistema, redução de vazamentos e instalação e manutenção adequadas.
2. Priorize a eficiência energética
O GWP de um refrigerante só importa se o refrigerante vazar. Garantir que o sistema esteja funcionando com eficiência máxima e com vazamentos mínimos está entre as estratégias mais eficazes para reduzir sua pegada de carbono.
3. Prolongue a vida de equipamentos antigos
É sempre importante consideramos a conversão de sistemas convencionais com refrigerantes de alto GWP para operar com alternativas de menor impacto climático e mais eficientes do ponto de vista energético.
Atualmente, o mercado dispõe de hidrofluorolefinas (HFOs) puras ou misturas de baixo GWP para retrofits de sistemas originalmente projetados para funcionar com hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) ou hidrofluorcarbonos (HFCs).
4. Não descarte máquinas quebradas ou obsoletas no meio ambiente
O descarte de equipamentos de refrigeração e ar condicionado em lixões e aterros irregulares pode causar sérios danos ambientais.
Por isso, produtos quebrados ou obsoletos devem ser enviados a plantas de manufatura reversa, para que o óleo e o fluido refrigerante sejam devidamente recolhidos e suas partes metálicas e plásticas sejam destinadas a novos processos produtivos.