Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Cadeia do Frio

Dia Mundial da Refrigeração exalta importância do setor

Tecnologias do segmento asseguram saúde, conforto e bem-estar à humanidade, lembra o presidente da Ashrae, Mick Schwedler

Por Redação
26 de junho de 2022
Sistema de refrigeração comercial
Um terço dos alimentos consumidos no mundo demandam tecnologias do frio para sua conservação | Foto Pixabay

A indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC-R, na sigla em inglês) celebra neste domingo (26) o dia mundial do setor, oficializado em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ideia da efeméride global é destacar a importância do segmento, conscientizando o público em geral sobre os benefícios da adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, entre as quais sistemas mais eficientes e fluidos refrigerantes de baixo impacto climático.

PUBLICIDADE
Banner da Chemours sobre o fluido refrigerante Opteon XP40

O tema do Dia Mundial da Refrigeração deste ano é ‘Cooling Matters’ (Refrigeração Importa, em tradução literal). O propósito do slogan é enfatizar a essencialidade das empresas e dos profissionais do HVAC-R em uma ampla variedade de segmentos, como cadeia do frio, data centers, ar condicionado e processos industriais.

Nos últimos tempos, “testemunhamos a importância da refrigeração para ajudar a mitigar uma pandemia, mantendo as vacinas refrigeradas e sua eficácia alta, entre outros usos [das tecnologias do segmento] para a saúde, o conforto e o bem-estar da humanidade”, lembra Mick Schwedler, presidente da Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae, na sigla em inglês).

  • Chemours lança campanha de conscientização sobre a crise climática
  • Senadora pede urgência na tramitação da Emenda de Kigali
  • 4 mitos que ainda afetam o setor de energia solar no Brasil

O data também serve como uma plataforma para educar o público sobre questões de redução de emissões e maximização da eficiência energética nas instalações de refrigeração e ar condicionado, ao mostrar “como a refrigeração impacta a vida cotidiana e como as escolhas tecnológicas promovem o bem-estar ambiental das gerações futuras”, segundo o consultor britânico Stephen Gill, idealizador da efeméride celebrada no dia do aniversário do físico e matemático britânico Lord Kelvin, nascido em 1824.

Celebração no Brasil

Para marcar as comemorações do dia mundial do setor no País, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) promoveu o 3º Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial, norteado pelo tema “Refrigeração Importa – Cooling Matters”. O encontro foi realizado na última quarta-feira (22), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“A realização desse evento nos motiva a seguirmos com a missão de disseminar conteúdos relevantes para o nosso setor. Nunca vivemos um momento tão importante na refrigeração, mudanças mundiais a respeito dos fluidos refrigerantes, novas tendências apresentadas pelas indústrias e o avanço da questão da Emenda de Kigali no Congresso, que são oportunidades para a boa engenharia. Seguiremos atuantes no desenvolvimento do setor com foco na eficiência energética e meio ambiente”, destacou o presidente do departamento de Refrigeração da Abrava, Renato Majarão.

Marcel Siqueira, gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), proferindo palestra no 3º Seminário de Refrigeração Comercial e Industrial, evento promovido pela Abrava na Fiesp em 22 de junho de 2022 | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Público leigo ainda vê “a refrigeração como vilã do consumo energético, como se fosse possível dispensar seu uso, um conceito equivocado”, segundo o gerente do Procel, Marcel Siqueira | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Durante sua fala no encontro, o gerente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Marcel Siqueira, reforçou que matriz energética limpa e eficiência energética são cruciais para os países cumprirem suas metas climáticas.

Ele ainda salientou que, historicamente e de forma incorreta, o público leigo vê “a refrigeração como vilã do consumo energético, como se fosse possível dispensar seu uso, um conceito equivocado”, e também informou que o Procel tem se dedicado ao desenvolvimento de iniciativas focadas nos setores de refrigeração e climatização, convidando as empresas a conhecer tais projetos.

Para a gerente do departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, Anícia Pio, a indústria é fundamental para a consolidação de uma economia de baixo carbono. “As mudanças climáticas são uma realidade presente em nosso dia a dia”, disse a especialista, que proferiu palestra sobre descarbonização, energias renováveis, ESG e economia circular.

“O texto do Pacto de Glasgow estabelece a necessidade de redução global das emissões de dióxido de carbono em 45% até 2030, em relação ao volume emitido em 2010, e de neutralidade climática até 2050, quando as emissões antropogênicas deverão ser reduzidas ao máximo e as restantes deverão ser compensadas por reflorestamento ou captura de carbono na atmosfera”, lembrou.

Sobre o papel do setor na redução de emissões, o especialista em serviços térmicos, estratégia e desenvolvimento de negócios da Chemours, Lucas Fugita, lembrou que, com a iminente ratificação da Emenda de Kigali, o Brasil deverá congelar o consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs) de alto potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) em 2024 e começar a reduzir gradualmente seu consumo a partir de 2029, até chegar a 80% de redução em 2045.

“A implementação de boas práticas e a escolha de um fluido refrigerante de baixo impacto climático são fundamentais para garantir não apenas o crescimento da economia, mas, principalmente, para a sustentabilidade no longo prazo”, ressaltou.

O especialista em serviços térmicos, estratégia e desenvolvimento de negócios na Chemours, Lucas Fugita, durante o 3º Seminário de Refrigeração Comercial e Indústrial, evento promovido pela Abrava na Fiesp em 22 de junho de 2022 | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Boas práticas e fluidos refrigerantes mais eficientes e de baixo impacto ambiental são fundamentais para o setor reduzir emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, conforme salienta o especialista em serviços térmicos, estratégia e desenvolvimento de negócios da Chemours, Lucas Fugita | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: AbravaAr CondicionadoArrefecimentoAshraeChemoursClimatizaçãoDia Mundial da RefrigeraçãoEfemérideIndústriaONURefrigeração
Post Anterior

Chemours lança campanha de conscientização sobre a crise climática

Próximo Post

Indústria pede adesão imediata dos EUA à Emenda de Kigali

Posts Relacionados

Compressão otimizada facilita troca de R-22 por R-454C em supermercado
Refrigeração

Compressão otimizada facilita troca de R-22 por R-454C em supermercado

Por Redação
6 de maio de 2025
Samsung inicia nova fase no treinamento de instaladores de ar-condicionado
Climatização

Samsung inicia nova fase no treinamento de instaladores de ar-condicionado

Por Redação
8 de abril de 2025
TCL mostra IA e QAI como prioridades em novos lançamentos
Climatização

TCL mostra IA e QAI como prioridades em novos lançamentos

Por Redação
6 de abril de 2025
Brasil, segundo do mundo em produção de ar-condicionado residencial e comercial leve
Climatização

Brasil, segundo do mundo em produção de ar-condicionado residencial e comercial leve

Por Redação
19 de março de 2025
Boa instalação aumenta a durabilidade das câmaras frias
Refrigeração

Boa instalação aumenta a durabilidade das câmaras frias

Por Redação
13 de março de 2025
Próximo Post
Capitólio dos EUA

Indústria pede adesão imediata dos EUA à Emenda de Kigali

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.