Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Qualificação Profissional

Feliz Dia do Refrigerista

Data celebrada hoje revela importância de uma das profissões técnicas mais estáveis e promissoras do mercado

Por Repórter do Frio
7 de julho de 2016

Embora não faça parte do calendário oficial de datas comemorativas do País, o Dia do Refrigerista costuma ser celebrado em 7 julho. E isso não ocorre à toa. Cada vez mais importante e necessária, a profissão técnica se tornou uma das mais estáveis e promissoras do mercado.

Com a devida qualificação, o profissional do setor de refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento pode trabalhar ou empreender negócios para atender às demandas de fábricas, estabelecimentos comerciais ou residências. O ramo é, portanto, cheio de oportunidades, principalmente para quem se especializa.

Força de vontade e amor à profissão também impulsionam a carreira do refrigerista, conforme salienta o jovem empreendedor Cairo Lander Barrera, que se apaixonou pela área há dez anos, quando começou a ajudar o pai e o tio no trabalho com refrigeradores.

Àquela época, seu genitor havia ficado doente e, assim, ele precisou entrar em cena para auxiliar no sustento da família. “Essa atividade nos ajudou a superar aquele momento difícil e, desde então, não parei de fazer cursos e treinamentos técnicos, a fim de me especializar cada vez mais na área”, conta o proprietário da CL Refrigeração.

Amor à profissião e força de vontade também impulsionam carreira de refrigerista, ressalta Cairo Lander
Amor à profissão e força de vontade também impulsionam carreira de refrigerista, ressalta Cairo Lander | Foto: Arquivo pessoal

Localizada em Franca (SP), sua empresa atua no ramo de instalação e manutenção de sistemas de climatização e refrigeração, realizando análises, ajustes de desempenho, detecção e correção de falhas de origem elétrica e mecânica.

Para se consolidar no mercado, Lander começou a estudar com muito afinco bem cedo, aos 19 anos. O primeiro de seus treinamentos, realizado em 2006, foi oferecido pela Danfoss e promovido no Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo.

“Não tinha onde ficar, nem muito dinheiro. Fui com R$ 200 no bolso para passar cinco dias na capital. Dormia nuns carros velhos parados perto da escola e tomava banho numa igreja próxima também”, lembra.

Refrigerista de Franca (SP) fez cursos no Senai e treinamentos em diversas empresas do setor, como a Bitzer e a LG
Refrigerista de Franca (SP) fez cursos no Senai e treinamentos em diversas empresas do setor, como a Bitzer e a LG | Foto: Arquivo Pessoal

“Foi aí que Deus começou a abençoar a minha vida e, então, fui fazendo treinamentos na Bitzer, LG, Eletrofrio e outras empresas, além de cursos no Senai de São Paulo e de Ribeirão Preto (SP), na Escola Técnica Profissional (ETP), em Curitiba (PR), e outras instituições”, afirma.

Aos 29 anos, Lander ressalta que a refrigeração lhe ensina a romper muitos desafios pessoais e profissionais em seu dia a dia.

“Gosto de ver o brilho de satisfação no olhar do cliente. Isso me faz saber que a evolução intelectual nos torna seres humanos melhores e abre o caminho para a nossa prosperidade”, diz.

“Mas, infelizmente, muitos colegas ignoram o fato de que a refrigeração envolve cálculos térmicos, mecânica, comandos elétricos e assim por diante”, critica. “E a pior coisa é a seguinte: esses maus profissionais acabam por prejudicar a imagem de todos”, alerta.

Educação, o grande gargalo

Assim como ocorre em outros segmentos da economia nacional, a escassez de mão de obra qualificada continua sendo o pior gargalo do setor refrigerista no Brasil, segundo avaliam empresas e profissionais do ramo.

Para resolver esse problema, que atrapalha, profundamente, o desenvolvimento do mercado, não existe outro caminho, a não ser o da educação. “E educação no sentido mais amplo da palavra”, afirma o gerente de fluorquímicos da Chemours no Brasil, Renato Cesquini.

“Obviamente, essa é uma questão muito sensível e envolve uma série de variáveis que muitas vezes não estão relacionadas diretamente com o HVAC-R”, acrescenta o gestor, ao lembrar que essa responsabilidade cabe a todos os seus atores.

“Do lado dos técnicos, é necessário que haja uma conscientização da importância do aprimoramento profissional trazido por cursos, workshops, treinamentos, palestras etc. Do lado das empresas, é preciso investir em produtos que favoreçam o desenvolvimento do segmento e na formação de profissionais capacitados e atualizados quanto aos últimos avanços tecnológicos”, diz.

Qualificação profissional impulsiona carreira de refrigerista
Formação técnica adequada e aprimoramento constante ajudam profissional de refrigeração a crescer no setor | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

A multinacional norte-americana, por exemplo, mantém o site www.fluidosrefrigerantes.com.br, no qual disponibiliza informações sobre seus produtos, dicas de utilização desses compostos, dados técnicos, vídeos e uma série de notícias que envolvem o setor de refrigeração.

Adicionalmente, a empresa possui um programa de palestras que percorre todo o Brasil há mais de cinco anos, o qual já treinou mais de sete mil profissionais, mostrando a evolução dos fluidos refrigerantes e do mercado em si, além das boas práticas de refrigeração, procedimentos de retrofit e tendências tecnológicas.

Outra companhia que investe, constantemente, na capacitação dos refrigeristas é a Embraco, por meio de treinamentos técnicos, vídeos, materiais educativos, cursos e, principalmente, da revista e portal Clube da Refrigeração.

“Só neste ano, já realizamos mais de 30 treinamentos na América Latina, capacitando mais de três mil profissionais”, informa o gerente de marketing da multinacional no País, Guilherme Silva de Almeida.

Segundo ele, a versão online da publicação da empresa, criada em 2013, conta com nove seções com informações exclusivas com temas que vão desde explicações e tutoriais técnicos a informações de marketing, vendas e sustentabilidade.

Stefany Fernanda de Oliveira: recém-formada pelo Senai mostra que as mulheres também têm espaço na profissão
Stefany Fernanda de Oliveira: recém-formada pelo Senai mostra que as mulheres também têm espaço na profissão | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

“Além disso, o portal apresenta vídeos técnicos e um canal ‘Fale Conosco’, no qual o usuário pode tirar dúvidas e enviar sugestões de matérias”, revela o gestor, ressaltando que todo seu conteúdo é discutido, desenvolvido e aprovado por um comitê formado por mais de 20 profissionais das áreas de engenharia, vendas, sustentabilidade e marketing do fabricante de compressores.

Pelo andar da carruagem, percebe-se que, hoje em dia, parte da estratégia para o refrigerista crescer e se destacar no ramo é se manter cada vez mais atualizado, oferecer um atendimento que supere expectativas e buscar informações no mundo virtual, ambiente no qual suas habilidades técnicas e seus negócios também podem ser divulgados para outros colegas, parceiros e clientes em potencial.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: BitzerCairo LanderChemoursDanfossDia do RefrigeristaEletrofrioEmbracoEscola Técnica ProfissionalETPLGSenai
Post Anterior

Climatizadores evaporativos melhoram qualidade do ar no Restaurante Popular de Porto Alegre

Próximo Post

Freon MO99 facilita retrofit do R-22

Posts Relacionados

Técnicos do HVAC-R ganham INOVATEC em São José dos Campos
Qualificação Profissional

Técnicos do HVAC-R ganham INOVATEC em São José dos Campos

Por Redação
12 de maio de 2025
Mercado pede atualização constante para técnicos em refrigeração e ar-condicionado
Qualificação Profissional

Mercado pede atualização constante para técnicos em refrigeração e ar-condicionado

Por Redação
9 de maio de 2025
Ar-Condicionado: Obras especiais, mão de obra também
Recursos Humanos

Ar-Condicionado: Obras especiais, mão de obra também

Por Redação
28 de abril de 2025
Confira as principais diferenças do ar-condicionado dos híbridos e elétricos
Qualificação Profissional

Confira as principais diferenças do ar-condicionado dos híbridos e elétricos

Por Redação
20 de abril de 2025
Projetista de HVAC treina a própria equipe com sucesso
Qualificação Profissional

Projetista de HVAC treina a própria equipe com sucesso

Por Redação
18 de abril de 2025
Próximo Post
Fluido refrigerante Freon MO99, substância utilizada na substituição do R-22

Freon MO99 facilita retrofit do R-22

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.