A Danfoss, multinacional que atua nos setores de refrigeração, ar condicionado, automação industrial e hidráulica móbil, anunciou que está planejando uma “saída controlada” da Rússia e Belarus por conta da guerra na Ucrânia.
O fabricante dinamarquês informou que avalia continuamente a situação no leste europeu desde o início da pausa em suas operações comerciais na Rússia, em 28 de fevereiro, e em Belarus, em 4 de março.
Ontem (1º/4), a companhia divulgou que, “considerando os efeitos das sanções, as interrupções das cadeias de suprimentos e outros desafios logísticos, decidimos iniciar uma saída controlada” da Federação Russa e da República de Belarus.
“Nossos pensamentos e orações estão com o povo ucraniano e todos que sofrem por causa da guerra. E a nossa prioridade número um continua a ser a segurança e a proteção de nossos funcionários e suas famílias”, salientou a empresa.
- Bombardeio atinge armazém da Danfoss em Kiev
- Rússia enfrenta debandada de empresas de refrigeração e ar condicionado
- Indústria do frio europeia promete apoio à Ucrânia
“Nossas equipes na Rússia e em Belarus são excelentes, e isso torna essa decisão muito mais difícil. Lamentamos a decisão, mas na situação atual, não vemos nenhuma outra opção. Continuamos monitorando esse cenário e atuando em total conformidade com todas as sanções” econômicas tomadas até o momento.
A empresa acrescentou que continuará priorizando “a segurança e o bem-estar de nossas equipes e suas famílias russas e belarussas”.
A Danfoss vem operando na Rússia desde 1993. A indústria tem um escritório em Moscou e uma fábrica de trocadores de calor em Níjni Novgorod.