A Danfoss ampliou seu portfólio de unidades condensadoras e compressores compatíveis com fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) atóxicos e levemente inflamáveis (A2L).
Agora, as novas condensadoras multirrefrigerantes Optyma Slim Pack e Optyma Plus – apresentadas pela primeira vez na Euroshop do ano passado – podem operar com as hidrofluorolefinas (HFOs) R-454C, R-455A e R-1234yf.
Segundo a multinacional dinamarquesa, os equipamentos atualizados consomem menos energia, o que ajuda a reduzir as emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE).
Os novos fluidos refrigerantes “são soluções ecologicamente corretas que atendem a restrições cada vez mais rígidas, as quais exigem ensaios e projetos de segurança específicos, devido à sua leve inflamabilidade”, diz Rogerio Salhab Federici, diretor da área de soluções climáticas da companhia.
Leia também
- Danfoss homologa componentes para HFOs levemente inflamáveis
- Agência ambiental americana propõe regras para reduzir HFCs
- China e EUA prometem cortar produção e consumo de HFCs
“As novas unidades condensadoras Optyma foram submetidas a testes de ignição em laboratórios independentes e projetadas para mitigar o riscos de acidentes”, ressalta o executivo, acrescentado que elas possuem “uma caixa elétrica selada, orifícios e aberturas de ventilação para garantir a diluição do refrigerante [em caso de vazamento], dando tranquilidade aos instaladores”.
Complementando as novas unidades de condensação, os compressores alternativos comerciais MTZ e NTZ – para aplicações de média e baixa temperatura, respectivamente – agora estão qualificados para uso com R-454C e R-455A, e ainda vêm em uma configuração multirrefrigerante.
Vantagens dos refrigerantes A2L
A transição para fluidos A2L já pode ser feita de maneira uniforme e econômica nos países que estão banindo hidrofluorcarbonos (HFCs) de alto impacto climático.
Entretanto, mais cedo ou mais tarde, os A2L de baixo GWP se tornarão um padrão na indústria, segundo especialistas do mercado de refrigeração e ar condicionado.
“Os proprietários de pequenas unidades de refrigeração ou instalações de médio porte com múltiplos compressores serão bem atendidos com produtos A2L, como o R-454C, R-455A e R-1234yf”, avalia Peter Woods, diretor de vendas técnicas da Wolseley Climate, um dos maiores fornecedores britânicos de equipamentos, peças e insumos para o setor.
Essas três HFOs, acrescenta o executivo, têm propriedades termodinâmicas semelhantes às dos HFCs R-404A e R-134a, mas com um GWP abaixo de 148.
Para ele, “os instaladores já devem se familiarizar com as diretrizes de segurança e estar preparados para buscar orientação sobre limites de carga e taxas de ventilação” requeridas pelos fluidos A2L.