Um homem que contrabandeou 2,3 mil cilindros de R-22 para os EUA foi multado em US$ 250 mil, conforme revela reportagem publicada ontem (2/3) pelo site britânico Cooling Post.
Faiz Abdallahi, 56 anos, se declarou culpado em outubro de 2021 pela importação indevida do hidroclorofluorcarbono (HCFC) controlado por lei federal.
Ele também foi condenado a três anos de liberdade condicional. O coautor do crime ambiental, Severo Zamora, 53 anos, se declarou culpado em janeiro de 2022 por ser cúmplice após o fato e foi condenado a seis meses de liberdade condicional.
Abdallahi e Zamora foram acusados em fevereiro de 2021 de importar ilegalmente o gás refrigerante nocivo à camada de ozônio em maio de 2017.
Os dois teriam apresentado documentos falsificados e fraudulentos a agentes da alfândega e da patrulha de fronteira, informando que os cilindros em questão continham o hidrofluorcarbono (HFC) R-32.
Leia também
- MP espanhol pede prisão de traficantes de R-22
- PBH treinará mão de obra para manipular R-290 e R-32 no setor de splits
- Chillers neutros em carbono elevam patamar de sustentabilidade do setor
De acordo com os documentos da acusação, Abdallahi admitiu contrabandear o R-22 e que providenciou a importação do fluorquímico proveniente da China para o porto de Long Beach, na Califórnia.
Depois, a mercadoria contrabandeada foi transportada via trem para a região de Dallas/Fort Worth, no Texas, disfarçada de R-32 para evitar apreensão pela alfândega.
Em seguida, Zamora reembalou e vendeu o R-22 para empresas do setor de refrigeração e ar condicionado.