Em 1939, Frederick McKinley Jones patenteou o primeiro sistema de transporte refrigerado de sucesso do mundo. À época, ele estava trabalhando na empresa sediada em Minneapolis que ajudou a fundar, a Thermo Control.
Ao longo de sua vida, o engenheiro autodidata – ele estudou somente até os 12 anos de idade – patenteou mais de 60 invenções, tornando-se um dos mais prolíficos inventores afro-americanos de todos os tempos, e o primeiro membro negro da Associação Americana de Engenheiros de Refrigeração, entidade predecessora da Ashrae.
Enquanto vivia em Hallock na década de 1920, Jones construiu um transmissor para a estação de rádio da cidade. Joe Numero, um empresário de Minneapolis, notou a excelente qualidade da estação e ofereceu a Jones um emprego em sua empresa de sistemas de som para cinemas.
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Jones aceitou a oferta e se mudou para a metrópole de Minnesota no início da década de 1930. Embora a companhia tenha prosperado graças à proeza de Jones na área de engenharia, Numero vendeu à RCA a patente do colega para iniciar uma joint venture com o inventor.
Até a década de 1940, os produtos perecíveis eram arrefecidos pelo sal e pelo gelo durante seu transporte.
Isso resultava em temperaturas inconstantes e trabalho manual obrigatório. Por isso, Jones inventou uma unidade de refrigeração mecânica chamada Model A para “condicionar o ar” dentro do compartimento de carga dos veículos, a fim de controlar sua temperatura, umidade e circulação.
O Model A funcionava, mas era pesado e volumoso. Em seguida, ele desenvolveu o Model B, que, embora mais compacto, não estava pronto para uso intensivo.
No final de 1941, Jones revelou ao mundo o Model C, que foi a primeira unidade de refrigeração montada na parte da frente de um veículo.
Além de pegar menos sujeira do que as versões instaladas na parte de baixo dos caminhões, o corpo metálico do Model C conferiu-lhe a rigidez necessária para suportar viagens longas e a leveza para economizar combustível.
O Model C foi uma invenção tão revolucionária que, em 1941, a Thermo Control passou a se chamar Thermo King.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa fabricou as unidade Model C exclusivamente para os militares dos EUA, que aplicaram a invenção em barcos, aviões e caminhões para transportar remédios sensíveis à temperatura e sangue para os soldados.
Após o fim do conflito, o Model C tornou-se comercialmente disponível e imediatamente mudou a indústria agrícola mundial. A partir de então, as culturas sazonais puderam ser enviadas para qualquer lugar do planeta. Enfim, a invenção de Jones lançou as bases para o supermercado moderno.
O Model C foi retirado de produção em meados da década de 1960. Até então, tinha deixado uma marca indelével no comércio internacional de alimentos.
Em seu tempo, o Model C também permitiu o transporte de uma variedade enorme de outros produtos, tais como compostos químicos para filmes fotográficos, flores e pinturas.
Atualmente, graças à invenção de Jones, mais de três quartos dos alimentos transportados nos EUA são refrigerados.