Cerca de 70 pessoas, entre homens e mulheres, passaram um final de tarde diferente na última quarta-feira, 4 de dezembro, ao lotar o auditório da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, em São Paulo.
A exemplo dos demais eventos deste ano do Comitê de Mulheres da ABRAVA, tudo foi pensado em relação à escolha de tópicos, dinâmica dos trabalhos e confraternização no final.
“O impacto positivo de todo esse trabalho é visível no setor e já inspira outros a segui-lo”, disse o presidente executivo da entidade, Arnaldo Basile, reiterando o apoio da associação à atividade em 2025.
A presidente do Comitê de Mulheres Juliana Reinhardt, por sua vez, lembrou que a presença masculina igualmente tem chamado a atenção nesta jornada, definida por ela como fonte de conhecimento e desenvolvimento profissional a todos.
Enquanto aguardavam a palestra “IA Generativa Multimodal & Produtividade”, ministrada por Tom Queiroz e Jéssica Oliveira, da Pareto, dois outros momentos chamaram também a atenção do auditório lotado.
- Comitê de Mulheres da ABRAVA inaugura nova fase, com a sua primeira “Imersão para a Mudança”
- Setor de refrigeração mobilizado contra o desperdício de alimentos
- Tratamento de Água recebe abordagem ambiental em Workshop
A professora Anna Cristina Dias apresentou os resultados de todas as iniciativas do Comitê em 2024, incluindo a primeira imersão, realizada há três meses em um espaço diferenciado.
Na sequência, a diretora social da ASBRAV, Núbia Costa, anunciou a criação de um comitê de mulheres naquela associação, já havendo ações previstas para 2025 e convite aberto a quem se interessar.
Objetivos e metas
Embora pareçam iguais, existe uma sutil diferença entre ambos os conceitos, conforme foi visto na parte motivacional do evento. Afinal, ter objetivos é saber onde se quer chegar e as metas correspondem às etapas necessárias para isso.
“Pessoas que têm metas grandiosas, realmente metas que dão frio na espinha, se sentem 70% mais motivadas para a vida do que pessoas que têm metas pequenas”. Citada por Juliana, a frase do livro Metas que Desafiam, de Mark Murphy, logo mostrou qual seria a abordagem do workshop “Definindo objetivos e metas para 2025”.
Dentre os pontos destacados estiveram os motivos frequentes que impedem o alcance de objetivos, uma lista incluindo medo, procrastinação, falta de foco e disciplina, grandes inimigas de uma postura assertiva rumo àquilo que se deseja.
O evento foi encerrado com um coquetel para celebrar os resultados alcançados ao longo deste ano, bem como reforçar o compromisso com a igualdade e o protagonismo feminino no setor, a ser perseguido também no próximo.