O Wisemotion, primeiro compressor sem óleo para aplicações residenciais do mercado, garantiu à Embraco o terceiro lugar na sexta edição do Prêmio Stemmer, que tem como objetivo reconhecer os esforços e resultados de pessoas, instituições e empresas na criação de produtos e processos inovadores.
Desenvolvido em parceria com universidades catarinenses, o equipamento, que usa 50% menos matéria-prima na sua fabricação, é um exemplo de inovação disruptiva. Segundo a multinacional sediada em Joinville, foram dez anos de pesquisa e mais de 100 engenheiros envolvidos, gerando 80 patentes depositadas.
- Chip de DNA detecta Legionella em minutos, não em dias
- Embraco e Liebherr fecham parceria
- Embraco aprova Opteon XP10 como alternativa ao R-134a
“O produto pode economizar acima de 20% de energia em refrigeradores quando comparado aos compressores de alta eficiência energética disponíveis no mercado global”, diz o pesquisador Rinaldo Puff, chefe da equipe responsável por seu desenvolvimento.
Atualmente, o fabricante de compressores herméticos detém 1.600 patentes e investe de 3% a 4% da sua receita líquida anual na área de inovação tecnológica, composta por 40 laboratórios, mais de 500 profissionais e parcerias estratégicas com universidades e institutos de pesquisas em vários países.