
Solução implantada pela Copeland, em parceria com um OEM regional, otimizou a compressão do sistema de frio alimentar, permitindo a rede colombiana de supermercados substituir o R-22 por R-454C, fluido refrigerante com menor Potencial de Aquecimento Global (PAG).
Primeiro do gênero na América Latina, o projeto envolveu a instalação de duas unidades de refrigeração mini rack para baixa e média temperaturas que utilizam HFO – Hidrofluorolefina no lugar de HCFC – Hidroclorofluorcarbono.
Com isso, o varejista sai na frente ao adotar uma opção que já estaria despertando a atenção de outros supermercados e lojas de conveniência da região, em busca da melhor forma para conciliar sua conformidade com as regulamentações internacionais no campo ambiental e a viabilidade econômica dessa migração.
- Grupo Mecalor coloca testes em chillers em novo patamar na América Latina
- No seu 45º ano de Brasil, Fujitsu amplia opções ao setor de ar-condicionado
- Ar-Condicionado: Obras especiais, mão de obra também
No caso específico do supermercado colombiano, além de banir os HCFCs, estava em jogo a redução no consumo de energia com frio alimentar e a manutenção de uma arquitetura de sistema de fácil manutenção.
O primeiro aspecto o R-454C garantiria de antemão, com seu GWP de 146 – contra 1.810 do R-22; alta eficiência energética e redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), dos Escopos 1 e 2 do Acordo de Paris.
Ao mesmo tempo, sua classificação de segurança ASHRAE 34, na qualidade levemente inflamável, exigia uma solução não apenas segura, como também simplificada e de fácil manutenção.
Respostas a todos esses requisitos a Copeland afirma ter dado por meio de seus compressores scroll e mini racks instalados externamente, garantindo que os circuitos de refrigeração permanecessem fora da loja, em conformidade com os padrões de segurança para A2L e minimizando preocupações com segurança.

A unidade de baixa temperatura recebeu um compressor scroll digital com sistema de injeção de vapor aprimorado (EVI), proporcionando alta eficiência e maior capacidade em um deslocamento menor.
Já a unidade de temperatura média utilizou a tecnologia de compressão scroll de velocidade fixa, para garantir desempenho confiável e eficiente.
Outros componentes da Copeland foram integrados para garantir a segurança e o desempenho do sistema.
Entre eles, dispositivos de detecção de vazamento de A2L, instalados em expositores refrigerados internos, enquanto válvulas de expansão eletrônicas ajudaram a maximizar a eficiência dos evaporadores e vitrines refrigeradas, segundo a indústria.
Comments 1