A indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (AVAC-R) está enfrentando um desafio imenso: atrair e reter novos talentos. Com uma força de trabalho cada vez mais madura e crescimento mais lento da mão de obra disponível, é essencial cultivar uma nova geração de profissionais qualificados.
Para atrai-los, é necessário falar a língua deles. A geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), conhecida por ser a mais instruída até agora, frequentemente opta por carreiras que fogem do trabalho prático manual, que é a base do setor de AVAC-R.
Entretanto, as redes sociais e plataformas digitais são veículos eficazes para alcançar esse público. Promover a indústria e suas oportunidades de carreira por meio delas pode ajudar a despertar a atenção de jovens.
- Especialização em climatização impulsiona carreira de engenheiros
- Ergonomia agora também é norma no trabalho dos técnicos
- Indústria do frio deve faturar US$ 235 bi até 2030
Além disso, participar de eventos de carreira em instituições de ensino médio e estabelecer parcerias com escolas técnicas e profissionalizantes pode ser uma maneira eficaz de inspirar os jovens a se interessarem pelo setor.
Como primeira geração nativa digital, a geração Z precisa de treinamento que utilize tecnologia. Além do treinamento prático, o uso de opções de treinamento on-line, realidade virtual e outras ferramentas digitais pode ser um complemento eficaz.
E para reter talentos, é fundamental destacar os benefícios que o AVAC-R oferece. Entre eles estão:
Economia – Em comparação com o custo de um diploma universitário, o treinamento no AVAC-R é uma alternativa econômica, que permite aos jovens começarem a trabalhar mais cedo, evitando o endividamento dos estudantes.
Diversidade de opções de treinamento – Existem muitos caminhos para se tornar mecânico, instalador ou técnico, desde cursos livres até escolas técnicas e programas de treinamentos corporativos.
Oportunidades de crescimento na carreira – O treinamento em AVAC-R pode abrir portas para diversas carreiras. Quem se qualifica pode iniciar o próprio negócio, trabalhar em vendas ou se tornar um instrutor no setor, por exemplo.
Educação contínua – A educação não termina após a aprendizagem. Existem muitos programas que oferecem cursos de desenvolvimento pessoal e profissional.
Potencial de ganhos – Embora os salários iniciais possam ser modestos, com mais experiência, os técnicos podem ter um crescimento de renda significativo.