O que têm em comum a arte de construir e manter uma boa rede de relacionamentos; escolher de fato o que é sucesso para você e sua família; seguir as metas de Kigali no Brasil e vender mais usando Tik Tok, Instagram e afins?
Tudo! Essa foi a impressão dominante entre quem esteve, na última sexta-feira, passando um dia realmente diferente, ao lado de nomes notórios não só do HVAC-R, como também especialistas de outros segmentos que ali estiveram, apresentando suas ideias.
“Superou as minhas expectativas. A proposta do evento era que fosse uma imersão. Eu queria, mesmo, que os mais de 80 homens e mulheres que estiveram aqui saíssem transformados e com vários insights”, avaliava, ao término do evento, a presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA, Juliana Reinhardt.
“Uma mentora certa vez me disse ser impossível separar o pessoal do profissional, pois nós somos seres integrais e assumir isso deixa tudo mais leve no dia a dia”, acrescenta a também responsável pelo Marketing da Trane na América Latina.
Segundo ela, o conceito adotado na imersão se baseia na combinação entre conhecimento técnico, desenvolvimento pessoal, de negócios e a sempre desejável pauta da diversidade, inclusão e equidade de gênero.
O retorno que ela afirma ter recebido de várias pessoas foi muito positivo, “e até já estão pedindo uma próxima edição nesse mesmo formato”, comemora.
Sem vitimismo
A equipe do Blog do Frio que esteve por lá ouviu relatos na mesma linha. Foi o caso, por exemplo, de Cláudia Nunes, executiva de Vendas da Intera Engenharia, que atua no setor há mais de 40 anos.
“Fazia uns quatro que eu não participava desses encontros, inicialmente em função da pandemia e, depois, devido a um tratamento de saúde, mas valeu a pena retornar justo hoje”, diz ela.
O conteúdo, na opinião de Cláudia, foi bastante relevante, ao transitar por uma mescla de assuntos variados e importantes, cada qual em seu respectivo campo.
”Foi uma excelente demonstração de que devemos deixar o vitimismo de lado e substituir o ‘eu não posso’ por uma postura decidida de arregaçar as mangas e ir atrás dos nossos sonhos, e não apenas os profissionais, mas sim em todos os setores da vida”, pondera.
- KIP e o futuro dos HFCs no Brasil
- Evento em SP incentiva equidade de gênero no AVACR e impulsiona transformação no setor do frio
- LG: Expedição 2024 já passou por duas capitais e segue para mais quatro cidades até novembro
Impressão semelhante teve Luiziana Cardoso, da RS Refrigeração, empresa sediada em Contagem (MG), que resumiu como “uma experiência excelente” sua vinda à capital paulista para participar do evento.
”Já participei de outras imersões, mas essa primeira do Comitê de Mulheres da ABRAVA se destacou, tanto pelos assuntos abordados, quanto em virtude da recepção, do ambiente, do espaço, a alimentação e o networking com profissionais de alto nível”, justifica.
”Foi de extrema importância para nós, mulheres, que atuamos no setor, pois sentimos a necessidade de maior envolvimento social e de iniciativas assim”, prosseguiu a administradora.
E ela deixou seu recado final: ”Acredito que eventos dessa natureza devem ser realizados mais frequentemente, proporcionando a outras mulheres a chance de participar, bem como de ouvir e compartilhar diferentes trajetórias”, frisou.
Quem falou
O evento contou com a abertura do presidente executivo da ABRAVA, Arnaldo Basile, que deu uma visão geral sobre os assuntos a serem tratados ao longo do dia.
Disse ainda que o Comitê das Mulheres da entidade já se transformou em referência internacional, haja vista a Federação de Associações Ibero-americana de Ar Condicionado e Refrigeração (FAIAR) ter criado um Conselho baseado no mesmo conceito.
Começaram, em seguida, três modalidades de apresentações: palestras técnicas; painel sobre Diversidade & Inclusão; e palestras ligadas a gestão e comportamento.
Temas técnicos: PMOC na Prática (Ana Carolina Rodrigues – Copeland); Eficiência Energética na Refrigeração (Kedma Farsura – Danfoss); Melhores Práticas na Manutenção em Ar-Condicionado (Bianca Alves – Escola Senai Oscar Rodrigues Alves); Descarbonização: O Futuro da Eficiência Energética (Matheus Lemes – Trane).
Painel Diversidade & Inclusão: Sandra Brotel (diretora Presidente da Protherm); Graciele Davince (CEO da Eletrofrigor); Luciana Mazurega (Head Nacional do Grupo A.Dias); Marcelo Munhoz (diretor Comercial e sócio da Sicflux), com mediação de Juliana Reinhardt (Trane/presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA).
Gestão & Comportamento: Fábio Dutra – “Saindo de Instaladora para Empresária”; Carolina Franzo – “Networking”; Sara Gatti – “Sociedade de Mulheres Engenheiras” (SWE Brasil); Marco Souto – ”Transformando Redes Sociais em Vendas”; Maristella Serpejante – “Escolhas que Libertam”.
Se você não pôde ir, tudo bem: ficaremos de olho na programação do Comitê e informaremos com antecedência suas próximas agendas.