As vendas de sistemas de climatização devem crescer cerca 20% entre os meses de dezembro e janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão é da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav).
Na avaliação do presidente da entidade, Eduardo Hugo Müller, a estimativa sobre o comércio de ar-condicionado traz novo ânimo para o a indústria, que registrou forte retração no ano passado e em 2015.
“É um aumento importante, ainda mais depois de dois anos difíceis para o setor”, disse o executivo num comunicado distribuído à imprensa hoje.
“O aumento da procura mostra que os consumidores voltaram a investir em conforto, depois de um período de recessão, em que as pessoas estavam evitando qualquer gasto fora do orçamento”, acrescentou.
O levantamento da Asbrav revela que os aparelhos do tipo split lideram a procura nas lojas. A entidade aconselha que os consumidores busquem empresas e refrigeristas com qualificação comprovada, para evitar erros na instalação e problemas técnicos durante o uso do ar-condicionado.