Lançado com o objetivo de oferecer conteúdo jornalístico gratuito e em formato adaptado à web para profissionais da indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC-R, na sigla em inglês), o Blog do Frio comemora cinco anos neste domingo (16).
O projeto editorial, que começou a ser esboçado em agosto de 2015 pela agência de notícias Pauta Fotográfica Comunicação a pedido de uma grande multinacional do ramo de fluidos refrigerantes, demorou nove meses para sair do papel.
“A área de marketing dessa empresa havia decidido patrocinar o lançamento de uma publicação exclusivamente on-line para o segmento de fluorquímicos, mas acabamos criando um produto mais completo, a fim de não restringir sua cobertura a um nicho muito específico”, conta o editor do canal, Paulo Fernando Costa.
O projeto inicial, enfim, tomou novos rumos e também ganhou um personagem, o Repórter do Frio, para disseminar em redes sociais – Facebook, LinkedIn e Instagram – o conteúdo do blog e interagir com a audiência.
“Foi uma ideia exitosa que tivemos para conectar o Blog do Frio a seu público-alvo e explorar de maneira mais abrangente o potencial do webjornalismo no setor”, afirma o jornalista, que trabalha como repórter e fotógrafo freelancer há quase 20 anos, cobrindo pautas de ciência, tecnologia, meio ambiente e agronegócio para diversas publicações especializadas.
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Desde que foi criada em 1989 pelo consagrado físico e cientista da computação britânico Tim Berners-Lee, a World Wide Web (WWW), que surgiu como um serviço integrador de informações que podem ser compartilhadas e acessadas por meio de computadores conectados à internet, não parou de mudar a maneira como a sociedade se informa.
Sobretudo nas últimas duas décadas, lembra o comunicador, “o comportamento do consumidor de notícias mudou radicalmente, principalmente por causa das redes sociais e dos smartphones”.
“As teias de relacionamentos pessoais e profissionais criadas nas mídias sociais passaram a fomentar a formação de comunidades on-line fortes e engajadas, inclusive na indústria de refrigeração e ar condicionado, em que temos dezenas de grupos com milhares de membros trocando informações diariamente”, diz.
Sobre os dispositivos móveis, especificamente, ele esclarece que esses aparelhos se transformaram rapidamente na fonte dominante de visitas a websites nos últimos anos. “Mais de 80% dos acessos ao Blog do Frio ocorrem a partir de celulares”, exemplifica.
Audiência em ascensão
No ano passado, o Blog do Frio ultrapassou, pela primeira vez, a marca de um milhão de pageviews, um dos principais parâmetros utilizados pelos servidores web para medir a visibilidade de um site.
Ao todo, o canal registrou 604 mil visitas, o que resultou em 1,4 milhão de pageviews – um aumento de 217% em relação a 2019, quando o site atingiu 446 mil visualizações de página, segundo dados do Google Analytics.
Embora admita estar satisfeito com a ascensão expressiva da audiência, o editor do veículo salienta que essas métricas – visitas e pageviews – foram desenvolvidas para sites de marketing, e não para sites de notícias.
O jornalista também se pergunta quais seriam esses números, caso não houvesse a pandemia de covid-19. “Os negócios on-line avançaram bastante”, reconhece.
“Por outro lado, é inegável que o desastre sanitário provocou um efeito devastador em muitas empresas. Muitos planos de investimentos foram cancelados, adiados ou sofreram cortes drásticos. Além disso, milhões de brasileiros perderam entes queridos e amigos, e muitos ainda sofrem dificuldades financeiras e privações de toda ordem”, lamenta.
“Por essas razões, eu não poderia deixar de agradecer, sinceramente, nossos parceiros comerciais, fontes e leitores pelo apoio incondicional dado a nós, principalmente nestes tempos difíceis”, acrescenta.
Ativismo editorial
Desde o dia em que foi ao ar, há exatos cinco anos, a redação do Blog do Frio tem se dedicado a postar semanalmente reportagens com informações de mercado e conhecimento científico em prol das boas práticas econômicas, sociais e ambientais no setor.
Esse compromisso editorial resulta em pautas frequentes sobre eliminação de fluidos frigoríficos nocivos à camada de ozônio e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), eficiência energética, ferramentas e tecnologias de última geração, capacitação profissional, diversidade e equidade de gênero nas organizações, entre outros temas em destaque na agenda global do HVAC-R.
O intuito do veículo é claro: abrir novos olhares para a sustentabilidade e as oportunidades de negócios trazidas por esse modelo de desenvolvimento, conforme estabelecido em seu projeto editorial.
“Encontramos no Blog do Frio um canal de comunicação de qualidade e credibilidade. No ambiente digital, é muito fácil se deparar com desinformação e fake news. Por justamente ser um site de alto nível, feito por profissionais com experiência no setor, que conhecem as melhores empresas do ramo e estão sempre atualizados, acreditamos muito no trabalho de sua equipe”, destaca o gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da Chemours na América Latina, Arthur Ngai.
Na mesma linha, o professor Sérgio Eugênio, da oficina de climatização e refrigeração automotiva Super Ar, avalia que “o Blog do Frio tem sido, desde seu lançamento, uma fonte segura e confiável de informações relevantes para os profissionais de campo e tomadores de decisão do setor”.
“É um canal que dispõe de algo crucial que precisamos levar em conta quando nos informamos, em nosso dia a dia, sobre os assuntos que nos interessam: a confiança”, reforça o engenheiro.