Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Comunicação

Com audiência em alta, Blog do Frio comemora 5 anos

Projeto explora as potencialidades do webjornalismo na cobertura da indústria de refrigeração e ar condicionado

Por Redação
16 de maio de 2021
Capa do Blog do Frio
Website busca abrir novos olhares para a sustentabilidade e as oportunidades de negócios trazidas por esse modelo de desenvolvimento | Foto: Reprodução

Lançado com o objetivo de oferecer conteúdo jornalístico gratuito e em formato adaptado à web para profissionais da indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC-R, na sigla em inglês), o Blog do Frio comemora cinco anos neste domingo (16).

O projeto editorial, que começou a ser esboçado em agosto de 2015 pela agência de notícias Pauta Fotográfica Comunicação a pedido de uma grande multinacional do ramo de fluidos refrigerantes, demorou nove meses para sair do papel.

“A área de marketing dessa empresa havia decidido patrocinar o lançamento de uma publicação exclusivamente on-line para o segmento de fluorquímicos, mas acabamos criando um produto mais completo, a fim de não restringir sua cobertura a um nicho muito específico”, conta o editor do canal, Paulo Fernando Costa.

O projeto inicial, enfim, tomou novos rumos e também ganhou um personagem, o Repórter do Frio, para disseminar em redes sociais – Facebook, LinkedIn e Instagram – o conteúdo do blog e interagir com a audiência.

“Foi uma ideia exitosa que tivemos para conectar o Blog do Frio a seu público-alvo e explorar de maneira mais abrangente o potencial do webjornalismo no setor”, afirma o jornalista, que trabalha como repórter e fotógrafo freelancer há quase 20 anos, cobrindo pautas de ciência, tecnologia, meio ambiente e agronegócio para diversas publicações especializadas.

Leia também

  • Indústria acelera transição para fluidos refrigerantes A2L
  • Brasileiros têm artigos sobre HVAC-R publicados no exterior
  • Filtro de ar antiviral inativa coronavírus em veículos

Desde que foi criada em 1989 pelo consagrado físico e cientista da computação britânico Tim Berners-Lee, a World Wide Web (WWW), que surgiu como um serviço integrador de informações que podem ser compartilhadas e acessadas por meio de computadores conectados à internet, não parou de mudar a maneira como a sociedade se informa.

Sobretudo nas últimas duas décadas, lembra o comunicador, “o comportamento do consumidor de notícias mudou radicalmente, principalmente por causa das redes sociais e dos smartphones”.

“As teias de relacionamentos pessoais e profissionais criadas nas mídias sociais passaram a fomentar a formação de comunidades on-line fortes e engajadas, inclusive na indústria de refrigeração e ar condicionado, em que temos dezenas de grupos com milhares de membros trocando informações diariamente”, diz.

Sobre os dispositivos móveis, especificamente, ele esclarece que esses aparelhos se transformaram rapidamente na fonte dominante de visitas a websites nos últimos anos. “Mais de 80% dos acessos ao Blog do Frio ocorrem a partir de celulares”, exemplifica.

Jornalista Paulo Fernando Costa, editor do Blog do Frio, mediando evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) | Foto: Silvia Lavagnoli
“Comportamento do consumidor de notícias mudou radicalmente nas últimas duas décadas” , lembra o editor do Blog do Frio, Paulo Fernando Costa | Foto: Silvia Lavagnoli

Audiência em ascensão

No ano passado, o Blog do Frio ultrapassou, pela primeira vez, a marca de um milhão de pageviews, um dos principais parâmetros utilizados pelos servidores web para medir a visibilidade de um site.

Ao todo, o canal registrou 604 mil visitas, o que resultou em 1,4 milhão de pageviews – um aumento de 217% em relação a 2019, quando o site atingiu 446 mil visualizações de página, segundo dados do Google Analytics.

Embora admita estar satisfeito com a ascensão expressiva da audiência, o editor do veículo salienta que essas métricas – visitas e pageviews – foram desenvolvidas para sites de marketing, e não para sites de notícias.

O jornalista também se pergunta quais seriam esses números, caso não houvesse a pandemia de covid-19. “Os negócios on-line avançaram bastante”, reconhece.

“Por outro lado, é inegável que o desastre sanitário provocou um efeito devastador em muitas empresas. Muitos planos de investimentos foram cancelados, adiados ou sofreram cortes drásticos. Além disso, milhões de brasileiros perderam entes queridos e amigos, e muitos ainda sofrem dificuldades financeiras e privações de toda ordem”, lamenta.

“Por essas razões, eu não poderia deixar de agradecer, sinceramente, nossos parceiros comerciais, fontes e leitores pelo apoio incondicional dado a nós, principalmente nestes tempos difíceis”, acrescenta.

Ativismo editorial

Desde o dia em que foi ao ar, há exatos cinco anos, a redação do Blog do Frio tem se dedicado a postar semanalmente reportagens com informações de mercado e conhecimento científico em prol das boas práticas econômicas, sociais e ambientais no setor.

Esse compromisso editorial resulta em pautas frequentes sobre eliminação de fluidos frigoríficos nocivos à camada de ozônio e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), eficiência energética, ferramentas e tecnologias de última geração, capacitação profissional, diversidade e equidade de gênero nas organizações, entre outros temas em destaque na agenda global do HVAC-R.

O intuito do veículo é claro: abrir novos olhares para a sustentabilidade e as oportunidades de negócios trazidas por esse modelo de desenvolvimento, conforme estabelecido em seu projeto editorial.

Arthur Ngai, gerente de negócio de produtos fluorados da Chemours | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Qualidade e credibilidade são marcas do Blog do Frio, avalia o engenheiro Arthur Ngai, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da Chemours na América Latina | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

“Encontramos no Blog do Frio um canal de comunicação de qualidade e credibilidade. No ambiente digital, é muito fácil se deparar com desinformação e fake news. Por justamente ser um site de alto nível, feito por profissionais com experiência no setor, que conhecem as melhores empresas do ramo e estão sempre atualizados, acreditamos muito no trabalho de sua equipe”, destaca o gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da Chemours na América Latina, Arthur Ngai.

Na mesma linha, o professor Sérgio Eugênio, da oficina de climatização e refrigeração automotiva Super Ar, avalia que “o Blog do Frio tem sido, desde seu lançamento, uma fonte segura e confiável de informações relevantes para os profissionais de campo e tomadores de decisão do setor”.

“É um canal que dispõe de algo crucial que precisamos levar em conta quando nos informamos, em nosso dia a dia, sobre os assuntos que nos interessam: a confiança”, reforça o engenheiro.

professor Sérgio Eugênio da Silva, coordenador da Ilha do Ar-condicionado Automotivo na Febrava, principal feira da cadeia de HVAC-R, tratamento da água, ferramentas e EPIs da América Latina | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Blog do Frio é fonte segura e confiável de informações sobre o mercado de refrigeração e ar condicionado, ressalta o professor Sérgio Eugênio, da oficina paulistana Super Ar | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: Agência de NotíciasAnalyticsAquecimento GlobalAr CondicionadoAudiênciaAVAC-RBlogBlog do FrioCamada de OzônioCelularCiberjornalismoClimatizaçãoComunicaçãoCrise ClimáticaEfeito EstufaEmergência ClimáticaFacebookFluidoFrioGásGoogleHVAC-RIndústriaInstagramInternetJornalismoLinkedInMarketingMeio AmbienteMídiaMídias SociaisNotíciaPageviewsPaulo Fernando CostaPauta FotográficaProjeto EditorialRedes SociaisRefrigeraçãoRefrigeranteRepórter do FrioResponsabilidade AmbientalResponsabilidade CorporativaResponsabilidade SocialResponsabilidade SocioambientalSiteSmartphoneSustentabilidadeTim Berners-LeeVisualizações de páginaWebjornalismoWebsiteWorld Wide WebWWW
Post Anterior

Treinamento on-line gratuito aborda manutenção de split e PMOC

Próximo Post

Filtro automotivo anticoronavírus chega a 300 mil unidades vendidas

Posts Relacionados

Fábrica de ar-condicionado vai diagnosticar falhas com ajuda de IA
Tecnologia

Fábrica de ar-condicionado vai diagnosticar falhas com ajuda de IA

Por Redação
24 de abril de 2025
IA já assume controle do frio alimentar no varejo
Tecnologia

IA já assume controle do frio alimentar no varejo

Por Redação
16 de abril de 2025
Ar-condicionado que aprende hábitos do usuário chega ao País
Tecnologia

Ar-condicionado que aprende hábitos do usuário chega ao País

Por Redação
12 de dezembro de 2024
Função autolimpante agora também no ar-condicionado Xiaomi
Tecnologia

Função autolimpante agora também no ar-condicionado Xiaomi

Por Redação
7 de outubro de 2024
Lennox e Samsung formam Joint Venture nos EUA
Tecnologia

Lennox e Samsung formam Joint Venture nos EUA

Por Repórter do Frio
31 de maio de 2024
Próximo Post
Renato Fontana, diretor comercial da Filtros Mil | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Filtro automotivo anticoronavírus chega a 300 mil unidades vendidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.