O sistema de climatização do Centro de Operações Espaciais Principal da Telebras (COPE-P), em Brasília, acaba de ser premiado pela Smacna Brasil como um dos destaques do ano na categoria obra nova.
Diversos fornecedores foram agraciados com a premiação anual concedida pela associação técnica de empreiteiros do setor de ar condicionado, entre os quais a Trane, a Constarco Engenharia e a Yaskawa do Brasil.
Segundo o gerente comercial da multinacional japonesa no País, Fábio Costa, o fabricante forneceu, especificamente, os inversores A1000 para as bombas das centrais de água gelada (CAGs) do empreendimento.
No comunicado à imprensa, o gestor ressalta o que inversor A1000 é completo, sendo uma solução única e ideal para aplicações desde simples ventiladores até em máquinas complexas.
Leia também
- Queda do preço do contêiner não alivia crise das commodities
- Armazém frigorífico investe em HFO e energia solar
- Ferramentas: é melhor cuidar delas
“Todo o sistema de climatização do COPE-P foi concebido em redundância, justamente para garantir a confiabilidade do sistema. Foi um projeto desafiador, mas muito bem conduzido pela nossa equipe”, revela.
Para se ter ideia da complexidade dessa obra, o COPE-P é um conjunto de edificações que opera e monitora o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). São 14 mil metros quadrados de área construída, sendo 4,5 mil metros quadrados de bloco técnico-operacional.
Além de uso estratégico para as comunicações militares, em Banda X, também opera em Banda Ka, viabilizando internet banda larga para milhares de brasileiros nos programas de inclusão digital e acessibilidade do governo federal.
Dotado de dupla abordagem óptica e redundância de todos os seus sistemas de infraestrutura crítica (energia, climatização, segurança, conectividade), o projeot possui certificação TIER IV e foi totalmente desenvolvido em Building Information Modelling (BIM), tecnologia pioneira no setor público brasileiro.