A Chemours, indústria química americana que fabrica os fluidos refrigerantes Opteon e Freon, anunciou a nomeação da administradora de empresas Claudia Antunes como nova presidente da subsidiária brasileira.
A executiva assumiu a posição ocupada nos últimos cinco anos por Maurício Xavier. O engenheiro eletrônico também era o líder regional da área de fluorprodutos, função agora atribuída ao engenheiro químico Renato Cesquini.
Com quase 20 anos de carreira na empresa, Cesquini está liderando a parte comercial do setor de fluidos refrigerantes na América Latina juntamente com o também engenheiro químico Arthur Ngai, que ingressou na companhia em 1996 e está respondendo pelo marketing na região.
O comunicado distribuído à imprensa ressalta que “Maurício foi um exemplo de liderança executiva à frente de seu tempo, dando importantes contribuições para a indústria, com destaque para o seu sólido desempenho no desenvolvimento e implementação de projetos para substituição” de gases clorados no Brasil.
Tais iniciativas impulsionaram a adoção de produtos inovadores e mais sustentáveis, promovendo a proteção da camada de ozônio e a redução de emissões de gases de efeito estufa, o que rendeu ao executivo várias homenagens de associações e empresas do setor.
Agora, Claudia Antunes dará continuidade aos projetos e investimentos atuais da filial, com o objetivo de fortalecer a posição da empresa no País, segundo a Chemours.
Leia também
- Joana Canozzi assume VP do Comitê de Mulheres da Abrava
- Um talento do HVAC-R vai brilhar em novo ritmo
- HVAC-R, uma indústria essencial na luta contra o coronavírus
Com sólida carreira de liderança na indústria química de matérias-primas para tintas, plásticos e papéis especiais, a executiva ocupou vários cargos em vendas e marketing ao longo de seus quase 30 anos de atuação no setor.
Também liderou o negócio de tecnologia de titânio na Chemours do Brasil durante a cisão com a DuPont. Atualmente, ela é responsável por esse negócio da empresa na América do Sul.
“Continuaremos trabalhando em conjunto com nossos clientes para atender aos desafios e demandas de nossa região, fornecendo produtos e soluções inovadoras”, destaca Claudia.
“Faremos isso criando produtos químicos de alto valor de maneira responsável, comprometidos em gerar impactos sociais mais positivos. Esse é o nosso caminho para o crescimento de longo prazo”, acrescenta.
Estratégia de crescimento
A promoção da diversidade de gênero tem sido um dos pilares da estratégia de crescimento da Chemours. Isso ficou mais evidente em setembro de 2018, quando a multinacional formalizou uma série de compromissos de responsabilidade corporativa ancorada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Uma das metas da empresa é preencher com mão de obra feminina 50% de seus cargos em todo o mundo até 2030 – no Brasil, 70% da força de trabalho da multinacional é composta por mulheres.
De acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a diversidade de gênero nas empresas ajuda a atrair e reter talentos.
Segundo o documento, intitulado Mulheres na gestão empresarial: argumentos para uma mudança, companhias com lideranças femininas têm melhor desempenho nos negócios, o que reduz suas chances de ir à falência.
“Valorizamos muito o ambiente colaborativo e de alto desempenho de nossa organização, pois temos as bases sólidas de nossos valores corporativos presentes em nosso dia a dia e contamos com uma equipe vibrante e motivada, que valoriza e respeita a diversidade de forma genuína, possibilitando que as pessoas se desenvolvam continuamente para atingir seu mais alto potencial”, afirma a nova presidente da Chemours.
Comments 1