Os EUA e a China se comprometeram a implementar a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, pacto climático que tem como propósito reduzir gradualmente a produção e o consumo de hidrofluorcarbonos (HFCs).
O anúncio, que inclui compromissos de longo prazo estabelecidos no Acordo de Paris, veio após reuniões entre o enviado presidencial especial dos EUA para o clima, John Kerry, e seu colega chinês Xie Zhenhua, em Xangai.
Em comunicado conjunto divulgado ontem (17), os dois países “se comprometeram a cooperar” entre si e com outros países para enfrentar a emergência climática.
Isso, disseram, “deve ser tratado com a seriedade e a urgência que exige”. Eles se comprometeram a aprimorar suas respectivas ações e cooperar em processos multilaterais, incluindo a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e o Acordo de Paris.
Leia também
- GIZ abre licitação para compra de equipamentos com CO₂ e R-290
- Sistema Lokring é seguro e confiável, afirma ONU
- Chemours e Super Ar capacitam refrigeristas da área automotiva
Ambos os países concordaram em desenvolver suas respectivas estratégias de longo prazo destinadas a zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) antes da reunião da COP-26, encontro marcado para novembro em Glasgow, na Escócia.
Em várias medidas de “curto prazo”, os dois países também concordaram em implementar a redução gradual da produção e do consumo de HFCs, conforme estabelecido na Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, embora ainda não tenham ratificado o tratado.
A declaração conjunta ocorreu poucas horas depois que o presidente chinês, Xi Jinping, se comprometeu a adotar a Emenda de Kigali em uma cúpula por vídeo com o presidente francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel.
Os países que aderem à Emenda de Kigali assumem o compromisso de cortar a produção e o consumo de HFCs em mais de 80% nos próximos 30 anos.
Até agora, 118 países, bem como a UE, ratificaram o documento, mas, entre os principais produtores e usuários, China, EUA e Índia têm sido, até o momento, exceções notáveis.