A chinesa Gree foi escolhida como fornecedora oficial do sistema de ar condicionado da Arena Mordóvia, em Saransk, um dos estádios construídos especialmente para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O complexo esportivo possui capacidade para 45 mil pessoas.
De acordo com o comunicado distribuído à imprensa, a solução instalada no estádio foi projetada com foco na sustentabilidade, com a instalação de equipamentos muito eficientes em termos do consumo de energia.
“A Gree se alinhou às determinações da organização da competição para promover a Copa do Mundo mais ecológica da história”, afirma Wang Weizhen, vice-diretor da subsidiária brasileira, ao lembrar que a companhia tem tradição em atuar nos maiores eventos esportivos mundiais.
-
Indústria de ar-condicionado reforçará investimentos no Brasil
-
Transcalor fornecerá chillers para o superlaboratório Sirius
-
Midea fornece ar-condicionado para estádios da Copa do Mundo
A indústria de ar-condicionado foi fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Também foi fornecedora dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010 – neste evento, fornecendo equipamentos para sete grandes projetos, incluindo a cerimônia de abertura e alguns dos principais locais de competição.
“Em todos os eventos, a Gree sempre se destacou por fornecer equipamentos ecológicos e de alta qualidade”, ressalta o comunicado.
Segundo a empresa, os aparelhos instalados em Mordóvia apresentam eficiência de grau 1 no consumo de energia e Coeficiente de Desempenho (COD) de grau 6,2, considerado elevadíssimo.
O COD é uma unidade utilizada para a medição da eficiência da relação entre a energia térmica fornecida por uma bomba de calor e a energia elétrica consumida pelo sistema, e quanto maior for o COD, maior é a eficiência do ar condicionado.
O aparelho escolhido para instalação na arena russa é o chiller parafuso de alta eficiência da série LHE refrigerado a água.
Desenvolvido totalmente pela Gree, o equipamento conta com um compressor semi-hermético avançado de duplo parafuso produzido pela empresa, além de um trocador de calor de última geração e um novo tipo de dispositivo de expansão.