A Chemours assumiu o compromisso de zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2050. Para atingir a meta climática, a indústria americana afirma que continuará aprimorando as tecnologias de controle de emissões em suas fábricas e promovendo investimentos com o intuito tornar suas operações mais eficientes em termos energéticos.
Ao longo das próximas décadas, o fabricante dos fluidos refrigerantes Freon e Opteon, que também é grande fornecedor global de dióxido de titânio, fluorpolímeros e outras soluções químicas, pretende consumir mais eletricidade e outras energias geradas por fontes renováveis, em detrimento dos combustíveis fósseis.
A empresa também está em processo de definição de metas relacionadas às emissões indiretas de GEE de sua cadeia de valor e informa que irá anunciá-las posteriormente.
O plano de descarbonização da indústria, enfim, está alinhado com diversos pactos internacionais, entre os quais o Acordo Climático de Paris.
O tratado visa estabelecer “um equilíbrio entre as emissões causadas pela atividade humana e a remoção de GEE [da atmosfera] na segunda metade deste século, com base na equidade, no contexto de desenvolvimento sustentável e nos esforços para erradicar a pobreza”.
Leia também
- Grupo de cientistas propõe resfriamento artificial do planeta
- Sistema Lokring é seguro e confiável, afirma ONU
- Aquecimento dos oceanos deve elevar emissões de CFCs, aponta estudo
Para liderar seus passos nessa direção, a Chemours nomeou a engenheira Sheryl Telford como diretora de sustentabilidade.
Telford está na Chemours (ex-DuPont Refrigerantes) desde 2008 e tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de meio ambiente, segurança e saúde nos setores governamental, de serviços públicos e química.
A executiva foi nomeada diretora de saúde e segurança do trabalho e remediação com a criação da Chemours em 2015, antes de assumir a vice-presidência de meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade corporativa em 2018.
Em sua nova função, Telford ressalta que estabelecerá colaborações e parcerias estratégicas com especialistas externos e outras organizações para promover os esforços da companhia na área de sustentabilidade e defender políticas e regulamentações baseadas na ciência.