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Fluidos Refrigerantes

Chemours prevê futuro promissor para o R-454B

Indústria química dá mais um passo significativo no mercado de fluidos frigoríficos de baixo impacto ambiental

Por Repórter do Frio
24 de maio de 2019
Estrutura molecular da hidrofluorolefina (HFO) R-1234yf, fluido refrigerante de baixo impacto climático
Estrutura molecular da hidrofluorolefina (HFO) R-1234yf, fluido refrigerante inofensivo à camada de ozônio e de baixo potencial de aquecimento global

A Chemours está entusiasmada com o futuro do R-454B, um fluido refrigerante de baixo impacto ambiental desenvolvido para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-410A em novos equipamentos de refrigeração e ar condicionado.

Composta pela hidrofluorolefina (HFO) R-1234yf (31,1%) e pelo HFC R-32 (68,9%), essa mistura levemente inflamável (A2L) será comercializada pela indústria química norte-americana sob a marca Opteon XL41.

Inclusive, esse novo membro da sua família de fluidos refrigerantes à base de HFOs já foi selecionado pela Carrier como principal substituto de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) para o R-410A em condicionadores de ar residenciais e comerciais leves vendidos na América do Norte a partir de 2023.

  • Carrier adota substituto do R-410A
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Durante palestra proferida na AHR Expo no início do ano, a gerente de marketing de fluorquímicos da Chemours na região, Allison Skidd, lembrou que o Opteon XL41 oferece o equilíbrio ideal de propriedades para substituir o R-410A em aplicações com deslocamento positivo, condicionamento de ar com expansão direta, bombas de calor e chillers.

“Temos visto um aumento acentuado do interesse do setor pelo Opteon XL41, porque ele é uma solução de longo prazo em face dos requisitos regulatórios existentes e futuros relacionados à redução de HFCs [de alto GWP]”, disse.

De acordo com o Quarto Relatório de Avaliação (AR4) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), seu GWP é de 466, valor 78% menor que o do R-410A.

“Ele é o único produto com um GWP inferior a 500 que possui propriedades e desempenho similares aos do R-410A, exigindo redesign mínimo dos equipamentos”, explicou.

“A substância também oferece capacidade de refrigeração similar com eficiência energética aprimorada (até 5%, dependendo do projeto e das condições do sistema), e suas temperaturas de descarga são muito mais próximas das do R-410A que as do R-32”, revelou.

Por fim, ela salientou que o Opteon XL41 é miscível e compatível com os lubrificantes sintéticos à base de poliolester (POE) existentes, acrescentando que suas pressões e envelope operacional geral também são compatíveis com unidades de R-410A existentes.

A Chemours ainda anunciou na principal mostra global da indústria de refrigeração e ar condicionado seu Compromisso de Responsabilidade Corporativa, que inclui uma meta de reduzir a intensidade de emissões de gases de efeito estufa em 60%.

Para ajudar a cumpri-la, a empresa está construindo o Discovery Hub, um centro de inovação em Newark, Delaware, que deve ser concluído no início de 2020, segundo Skidd.

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Tags: Ar-CondicionadoCarrierChemoursClimatizaçãoFluido RefrigeranteHFCHFOHidrofluorcarbonoHidrofluorolefinaOpteonR-410AR-454BRefrigeração
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