A Chemours está entusiasmada com o futuro do R-454B, um fluido refrigerante de baixo impacto ambiental desenvolvido para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-410A em novos equipamentos de refrigeração e ar condicionado.
Composta pela hidrofluorolefina (HFO) R-1234yf (31,1%) e pelo HFC R-32 (68,9%), essa mistura levemente inflamável (A2L) será comercializada pela indústria química norte-americana sob a marca Opteon XL41.
Inclusive, esse novo membro da sua família de fluidos refrigerantes à base de HFOs já foi selecionado pela Carrier como principal substituto de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) para o R-410A em condicionadores de ar residenciais e comerciais leves vendidos na América do Norte a partir de 2023.
- Carrier adota substituto do R-410A
- Compressor experimental esboça futuro da indústria de climatização
- ONU declara apoio ao Dia Mundial da Refrigeração
Durante palestra proferida na AHR Expo no início do ano, a gerente de marketing de fluorquímicos da Chemours na região, Allison Skidd, lembrou que o Opteon XL41 oferece o equilíbrio ideal de propriedades para substituir o R-410A em aplicações com deslocamento positivo, condicionamento de ar com expansão direta, bombas de calor e chillers.
“Temos visto um aumento acentuado do interesse do setor pelo Opteon XL41, porque ele é uma solução de longo prazo em face dos requisitos regulatórios existentes e futuros relacionados à redução de HFCs [de alto GWP]”, disse.
De acordo com o Quarto Relatório de Avaliação (AR4) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), seu GWP é de 466, valor 78% menor que o do R-410A.
“Ele é o único produto com um GWP inferior a 500 que possui propriedades e desempenho similares aos do R-410A, exigindo redesign mínimo dos equipamentos”, explicou.
“A substância também oferece capacidade de refrigeração similar com eficiência energética aprimorada (até 5%, dependendo do projeto e das condições do sistema), e suas temperaturas de descarga são muito mais próximas das do R-410A que as do R-32”, revelou.
Por fim, ela salientou que o Opteon XL41 é miscível e compatível com os lubrificantes sintéticos à base de poliolester (POE) existentes, acrescentando que suas pressões e envelope operacional geral também são compatíveis com unidades de R-410A existentes.
A Chemours ainda anunciou na principal mostra global da indústria de refrigeração e ar condicionado seu Compromisso de Responsabilidade Corporativa, que inclui uma meta de reduzir a intensidade de emissões de gases de efeito estufa em 60%.
Para ajudar a cumpri-la, a empresa está construindo o Discovery Hub, um centro de inovação em Newark, Delaware, que deve ser concluído no início de 2020, segundo Skidd.