A Chemours lançou hoje na 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar (Febrava), em São Paulo, o solvente industrial Opteon SF80, uma substância alternativa ao hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-141b.
Segundo a indústria química, o produto da sua linha de fluidos refrigerantes à base de hidrofluorolefinas (HFOs) “será largamente utilizado como agente de limpeza em praticamente todos os sistemas de refrigeração e climatização”.
A Chemours destaca que, quando comparado ao R-141b, o Opteon SF80 apresenta maior poder de solvência, e impacto ambiental extremamente reduzido por possuir um baixíssimo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês).
- ONU e Ashrae atualizam informações sobre fluidos refrigerantes
- Consumo de HCFCs cai 27,5% no Brasil
- Estudo avalia riscos do propano em sistemas de climatização e refrigeração
“O Opteon SF80 é fácil de usar e proporciona confiabilidade e segurança durante a manutenção de equipamentos, já que não é inflamável”, assegura o gerente de produtos fluorados da filial brasileira, Renato Cesquini, ao salientar que “esse fluido chega ao mercado num momento em que o R-141b terá uma redução de disponibilidade de 90,03% a partir de janeiro de 2020, conforme estabelece o Protocolo de Montreal”.
Outras novidades
A multinacional norte-americana também aproveita a principal feira latino-americana da indústria de climatização e refrigeração, evento bienal que começou nesta terça e prossegue até sexta (13) no São Paulo Expo, para mostrar aos empresários e profissionais do setor os benefícios econômicos e ambientais da sua linha de HFOs, com destaque para o Opteon XP40 (R-449A).
“Trata-se de um fluido refrigerante de baixo GWP e nenhum potencial de destruição de ozônio (ODP) que pode melhorar a eficiência energética dos sistemas de refrigeração comercial, reduzindo o gasto de energia em até 12%”, diz Cesquini, ao lembrar que ele foi desenvolvido para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-404A e o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em equipamentos novos ou existentes.
Para esse segmento, a Chemours está apresentando casos de sucesso de varejistas que adotaram essa solução. No Brasil, mais de 50 supermercados já estão utilizando Opteon XP40 em suas instalações frigoríficas. “No mundo todo, são mais de dois mil estabelecimentos, número que cresce continuamente”, revela.
Qualificação profissional
A Chemours também promove na Febrava deste ano um circuito de palestras técnicas de 30 minutos que abordará temas como qualidade de fluidos refrigerantes e os impactos nos sistemas de refrigeração e climatização, tendências para o mercado mundial e brasileiro frente às medidas regulatórias do Protocolo de Montreal, bem como manuseio seguro de produtos fluorados.
“Nelas, os participantes têm a oportunidade de aprender e relembrar as boas práticas de refrigeração, que garantem segurança ao profissional e das instalações”, explica Cesquini, informando que as palestras serão realizadas todos os dias no estande da empresa às 16h, 17h, 18h e 19h.
A indústria ainda ministrará palestra sobre fluidos refrigerantes no 1º Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R, evento simultâneo à Febrava que ocorrerá na tarde de quinta-feira (12).