A manutenção de sistemas de climatização e refrigeração é essencial para garantir o bom desempenho desses equipamentos e prolongar sua vida útil.
Um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nesse segmento é a limpeza interna do circuito frigorífico, que deve ser realizada com produtos eficientes, seguros para o meio ambiente e, principalmente, para a saúde e segurança dos envolvidos.
De olho nessa demanda, a Chemours está introduzindo no mercado brasileiro o Opteon SF Flush, substituto ideal para o HCFC-141b, hidroclorofluorcarbono cujas importações vêm sendo reduzidas drasticamente, devido aos danos que causa à camada de ozônio.
“Com embalagem única no mercado de 4,54 quilos, pressurizada com nitrogênio e com tubo pescador, o Opteon SF Flush se destaca por sua praticidade, segurança e eficiência”, conforme salienta a indústria química americana.
- Chemours e Mastercool marcam presença na Automec
- Nova geração de fluidos refrigerantes promete revolucionar AVAC-R
- Mercado de carbono estimula refrigeração sustentável no Canadá
A empresa também ressalta que o Opteon SF Flush “tem um maior poder de limpeza em comparação com o HCFC-141b, permitindo que seja utilizada menor quantidade de produto para a remoção de sujidades do sistema de refrigeração”.
“Por ser classificado como líquido não inflamável, o Opteon SF Flush é mais seguro para uso nas manutenções preventivas e corretivas. Além disso, ele não degrada a camada de ozônio e possui baixo potencial de aquecimento global [GWP, na sigla em inglês], o que o torna uma opção mais sustentável para o setor”, diz o especialista de serviços técnicos e desenvolvimento de mercado da Chemours no Brasil, Lucas Fugita.
“Temos em nosso setor muitos produtos altamente inflamáveis sendo utilizados para substituir o HCFC-141b. Contudo, se não forem manuseados corretamente, esses produtos podem causar graves acidentes, como o incêndio ocorrido na Cinemateca Brasileira, em 2021”, alerta Fugita.
“O ótimo ponto de ebulição (47 °C) do Opteon SF Flush permite reduzir as perdas de produto durante seu manuseio e garante uma rápida secagem em sua remoção; além disso, seu alto poder de solvência em contaminantes, como graxas e óleos, e a boa compatibilidade com diversos tipos de materiais, como metais e elastômeros, são outras vantagens proporcionadas pela substância”, acrescenta o gerente de produto do fabricante, Arthur Ngai.