Enquanto os olhos do mundo estão voltados para as melhores performances dos atletas no gelo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Pequim, a indústria do frio está focada, particularmente, naquilo que se encontra sob a superfície de suas arenas.
Afinal de contas, três delas – o Centro Aquático Nacional, o Estádio Nacional Indoor e o Centro Esportivo Wukesong – estão usando em seus sistemas de refrigeração o fluido refrigerante R-449A, um composto atóxico e não inflamável (A1) à base de hidrofluorolefina (HFO) comercializado pela Chemours sob a marca Opteon XP40.
Segundo a indústria americana, o fluorquímico reduz em 65% as emissões diretas de dióxido de carbono (CO2) em relação ao hidrofluorcarbono (HFC) R-404A, fluido refrigerante utilizado anteriormente nos equipamentos instalados nas arenas esportivas em questão.
Enfim, a iniciativa se mostra alinhada à missão do comitê organizador de promover um evento esportivo mundial “verde, aberto, inclusivo e limpo” e adotar soluções mais sustentáveis.
Leia também
- Mais ecológicas, arenas olímpicas de Pequim adotam Opteon XP40
- Chemours muda 0800 e lança canal de atendimento pelo WhatsApp
- Armazém frigorífico investe em HFO e energia solar
Sobre a adoção do Opteon XP40, a Chemours enfatizou, em comunicado à imprensa, que ele oferece “desempenho estável e confiável às pistas de gelo sob as condições requeridas, de uma forma que eleva a sustentabilidade e a segurança, permitindo que os atletas se concentrem totalmente em jogar o seu melhor e os espectadores aproveitem o esporte da melhor maneira, sem qualquer preocupação”.
A companhia também destacou que toda linha de HFOs da marca têm zero potencial de destruição da camada de ozônio (ODP, na sigla em inglês), além de baixo ou ultrabaixo potencial de aquecimento global (GWP).
“O portfólio Opteon contém soluções que atendem aos mais rigorosos requisitos de aplicações de ar condicionado, refrigeração, gerenciamento térmico, expansão de espumas e limpeza”, disse a Chemours, referindo-se às vantagens econômicas e ambientais desses produtos.