A Chemours participará da 20ª edição da Febrava, evento no qual a indústria química apresentará, pela primeira vez no País, a linha Opteon de fluidos refrigerantes à base de hidrofluorolefina (HFO).
Alinhada às diretrizes do Protocolo de Montreal e à Emenda de Kigali, a inovação não destrói a camada de ozônio, possui baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) e oferece mais segurança, uma vez que tem baixa flamabilidade ou não é inflamável.
Nesse contexto, a nova linha de fluidos apresenta características ambientais superiores aos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e hidrofluorcarbonos (HFCs) e pode ser aplicada em diversos segmentos, entre eles o automotivo e o varejista.
De acordo com Maurício Xavier, presidente da Chemours no Brasil, a solução representa uma nova opção mais sustentável e eficiente aos atuais fluidos refrigerantes.
“A Chemours é uma das pioneiras no desenvolvimento e aplicação de HFOs e vemos que a utilização dessas soluções com baixo GWP e que não degradam a camada de ozônio é um caminho que a indústria de climatização e refrigeração seguirá naturalmente”, avalia.
No Brasil, algumas empresas já vêm utilizando a linha Opteon. No setor varejista, por exemplo, o Opteon XP40 (R-449A) foi empregado em processos de retrofit.
Segundo a companhia, o XP40 pode ser usado tanto na substituição do HFC-404A quanto em retrofits do HCFC-22.
Em todos os casos, os ganhos gerados mensalmente pela economia de energia foram maiores que o investimento realizado na substituição do fluido refrigerante, revela a empresa.
Além de apresentar a linha Opteon, a Chemours também realizará, em 14/9, a palestra “Global trends for Low GWP Refrigerants – HFOs” no CIAR Conbrava, congresso paralelo à feira.
Ministrada pelo gerente global de desenvolvimento de mercado, Eric Youngdale, a palestra mostrará toda a inovação por trás das HFOs, assim como o desempenho desses produtos em condicionadores de ar residenciais, comerciais, automotivos e em sistemas de refrigeração comercial.